03/04/2019

“VOANDO SOBRE UM NINHO DE CUCOS”



 
António Fernandes 
Voando sobre um ninho de cucos é uma obra magistral da “sétima arte” que pela matéria abordada, o tema que levanta, o cenário que envolve e a sublime interpretação em que se sustenta, só por isso, se mais não fosse, devia merecer o respeito de quem usa um púlpito para denegrir não se sabe se a obra ou se outro qualquer motivo porque há, em meu entender, coisas que não devem ser comparáveis.
Salvo se, quem a comparação faz, tem motivo de vida, experiência pessoal ou outra com enquadramento ajustável, que lhe permita, com autoridade moral, fazer essa comparação.
“Voando sobre um ninho de cucos” é: um grito de revolta contra o sistema em defesa da liberdade mental e, sobre tudo, intelectual.
O ambiente escolhido é o de um hospício.
O personagem é o de um Homem aprisionado, não
propriamente o de um prisioneiro que, possuído de fenómenos intra culturais em diálogo com a interculturalidade que o envolve e o multiculturalismo do sistema, se debate... debate... e debate!
Não é um combate linear e muito menos eficaz. Mas, é uma luta constante entre a ilusão e a realidade.
É um combate cultural que se desenrola nos meandros ocultos da mente e da sua capacidade criativa.
Não fora a exacerbação extemporânea do indivíduo e, este autentico "atentado" aos valores intrínsecos dos Homens que são: a sua cultura, os seus valores e, atrever-me-ia a afirmar que não perceber os contornos da temática explícita assim como o seu desenvolvimento daquilo que está em causa na citada obra, tal, não é permissivo ao insulto à obra em si e, muito menos, ao Humanismo descrito com a mestria reconhecida e, com motivos com que muitas vezes somos surpreendidos, o que nos leva a pensar as sociedades como máquinas trituradoras do indivíduo enquanto Ser a que acrescem danos irreparáveis causados por esse insulto que atenta contra a inteligência Humana.
No âmbito da envolvente sociológica, o indivíduo tem um vasto leque de direitos, também tem, no mesmo âmbito, obrigações equivalentes para que,  o equilíbrio social seja justo.
No entanto, o cuco, é uma ave que se destaca pela negativa familiar.
Usa ninho de outra ave para depositar os seus ovos e que alimentará as suas crias.
Um comportamento socialmente reprovável mas que tem de ser aceite com a naturalidade com que a Natureza se rege.
Um comportamento usual também, na espécie Humana, em domínios específicos da sua hierarquia organizada em sociedade civilizada ou, não.