30/03/2019

Crónica Genebra



 
Nelson Fernandes 
 D. António COSTA  I
Ano de Graça 2019. Ano Zero, da Dinastia, António Costa.

     Caríssimos Portugueses, Leitores desta Crónica, peguem-lhe pelo lado que quiserem, mas rendam-se à evidência de que Portugal, está a viver um ÁUREO momento único, como aliás só vejo outro semelhante na nossa História. O Rei D. José I e o seu Marquês de Pombal.
     Mas mais, terá que nascer toda uma nova geração, antes que Portugal volte a ser Governado por dois Estadistas com a Craveira do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e  do seu 1° Ministro António Costa.
     Eu fui o primeiro a denunciar aqui neste Palco do Clube dos Pensadores ( CdP), o modo como Sua Alteza, D. António Costa I, tinha chamado a si a condução do REBANHO, para a pastagem. Pouco tempo depois, rendi-me à evidência que na pessoa de António Costa residia um Grande Estadista. E explico como lá cheguei:
·      Pelo entendimento respeitoso com o Presidente da República, malgrado serem de correntes filosóficas diversas. Desde a revolução dos delicadinhos, o PR e o PM andaram sempre à bulha.
·      O modo sapiente como lidou com a partidagem, quanto aos dois  Canários; “ O Paulinho das feiras e o súbdito da Ângela Merkel, o Passos “, meteu-os os dois a cantar dentro de uma gaiola.
·      Quanto aos “ Lobos maus ”, sentou-os à mesa com ele e deu-lhes comida à fartazana. E como diz o Ditado “ barriga cheia, pé dormente, vou para a cama, porque estou doente.
·      Mas António Costa fez muito melhor e daí a minha admiração. Enquanto os cagões precedentes, em vez de fazerem frente ao Lobão (TROIKA), batiam no Rebanho e diziam-lhe para fugir do Lobão.
·      O Estadista António Costa teve a hombridade, de olhar olhos nos olhos para o Lobão. E essa hombridade qual um Almocreve, passou Fronteiras.
·      E de repente aparecem ovelhas de todo o lado para ir rapar erva nas pastagens Lusitanas. E muitas nascidas no seio de outros rebanhos.
·      Tenho mais a dizer, uma coisa é ser militante de um Partido, outra é ser um lacaio, um lambe botas daqueles que foram eleitos. E o António Costa, como Político experiente, libertou-se dos Bobos da Corte e da Vassalagem.
·      E assim como todo REI QUE SE PREZE, rodeou-se da Sua FAMÍLIA REAL. Está no seu direito e neste ponto não usurpa nada a ninguém. É ele o criador da sua própria tese. Fantástico.
Da minha parte, por várias vezes escrevi aqui neste Palco CdP, que sou monárquico. As Repúblicas são uma aberração.
Assim sendo aprovo plenamente a Filosofia do António Costa.

***
Para aqueles que eventualmente discordem da minha deambulação eu deixo um Pensamento: Qualquer que seja o sofrimento que estejais a passar, ESTIMEM ESSA DUPLA DE ESTADISTAS vejam se essa Dinastia dura o mais possível. Porque o que vai vir a seguir é que vai fazer doer.
Vão lá Cinco Séculos, os Chineses ofereceram Macau a Portugal, por serviços prestados.
Cinco Séculos mais tarde os Portugueses vão oferecer Portugal aos Chineses por dinheiros emprestados.
O Presidente Xi Jinping, já está a preparar o Próximo Governador do Macau Europeu.
Mas não é apenas a Civilização Chinesa que vai tomar conta do que resta de Portugal. Há uma outra. Mas dessa não vou falar hoje. Até porque essa, impõe-se discretamente.