22/06/2017

Crónica de Genebra




Nelson Fernandes 
« Ser rico ou não, eis a questão”.

     A diferença entre a informação do “Populus”, dos dias de hoje e vai lá meio século, é que antanho, os Tweets, eram cantados nas Feiras. Tipo Fado da Desgraçadinha. Existe contudo outra diferença, nos dias de hoje; é que os desgraçadinhos da actualidade, tomam-se por cientistas, quando não passam de uns burros,com orelhas de dimensão superior ao cérebro. Crêem-se, dedilhando as teclas de um portável, de último modelo, senhores do Universo. Que LOGRO
     Para porvir a semelhante estirpe de “Populus”, aparecem uns americanamente instruídos, aos quais, ensinaram as teorias do populus, em avisadas Universidades, as quais parem as sumidades para o comércio, tais como, o actual patrão da AMAZON.
     Este Senhor, vêm à Comunicação Social, em prosa, declarar o seguinte: Graças (aos papaios) nota CG, juntei tamanha fortuna, que não sei que fazer a tanto dinheiro ...!!! Os franceses comentam, em face de tal afirmação...!!! Putain...!!!
     Assim sendo, na gíria do actual populus, um homem rico têm obrigatoriamente que possedêr fortunas. Em tempo eram terras, para se enterrar. Um dia veio um Senhor de volta, dos lados de Angola lá  para a terrinha, o  qual se divertia a pesar o seu Kg de notas de mil Escudos (as quais pesavam uma grama), lá pelas tavernas da Aldeia...!!! Pobre coitado, por estes tempos...!!!
     Tive a Honra de Conhecer, e hoje tratamo-nos por tu, o Homem mais Rico deste País. Um Homem GENEROSO. Para quem o serve, o que foi o meu caso num primeiro momento, para com as Equipes que forma, bem assim como para com os milhares de empregados que já teve. E quando se pronuncia o seu Nome, não há quem não desenhe um sorriso de prazer. Já agora, junto (sem citar o seu NOME porque certos homens que têm governado PORTUGAL, não o merecem), que esse Homem quis fazer por Portugal, qualquer coisa de extraordinário, mas os comandantesitos da época, estragaram tudo e o meu Homem foi dar pão a comer (MILHÕES), a outras paragens..!
     O Joaquim Jorge glosava aqui há tempos, que muito gostaria de ter uma viatura, muito linda, não sei qual...! Ainda sugeri que alguém (com meios, rico), tivesse a hombridade de oferecer uma viatura ao JJ bem a seu gosto...!!!
     Por mais estranho que pareça é que alguém ouviu o meu APELO e eis que pouco tempo depois, aparece um Senhor, ali dos lados de MATOSINHOS, a oferecer ao Joaquim Jorge, uma Viatura de ocasião, tendo sido conduzida por todo bicho careta, ferrugenta, com mossas por tudo quanto é sítio, desvirginada, abusada e vilipendiada por condutores de outra estirpe, cujo turbo explodiu e os pistões precisam de ser encamisados, mais; os vidros foram fumados para não se saber quem lá vai dentro...!!!
     E o JJ que é Homem de Grandes Combates, aceitou. Mas foi sem contar com um dos antigos condutores da dita, que lhe conhece os defeitos, bem assim como as virtudes, e se opôs à Doação: Não, não, essa viatura, é de Colecção e é CÁ PRA NÓS...!!!
     Os TWEETS,  do dia de hoje, dizem que há um merceeiro Espanhol que quer receber uns Kilos de mercearia que o Mourinho e Ronaldo, compraram fiado e até a data ainda não disseram nada ao merceeiro. Vejam lá, Senhores Multimilionários, o pobre merceeiro Espanhol precisa de viver, têm família ...!!! Um serão uns 3.600.000, o outro 13.000.000. É muita mercearia. Com tanto açúcar até se pode vir a sofrer de diabetes.
     E SE ESSES DOIS HOMENS, CHEGADO O MOMENTO DE IR ACERTAR AS CONTAS COM O MERCEEIRO, PUDESSEM RESPONDER-LHE:!!!
     SENOR, USTED PROCURE COMPREENDER, NOSOUTROS CON UNA PARTE DESSE DINERITO, COMO TODOS LOS ANOS AI MUCHOS FUEGOS IN PORTUGAL, E PARA EMPEÇAR QUEL FUEGO VENGA  ASTA LA SPANIA, ADQUIRIMOS QUATRO CANADAIR, PARA OFERECER AL GOBIERNO PORTUGÛES. UNO SOLAMENTE PARA LA ISLA DE MADERA, PERO QUE, COMO USTED SABE, ESTA ISLA SOFRE MUCHO DE FUEGOS...!!!
     Há homens grandes, e GRANDES HOMENS.
     Há homens ricos, e RICOS HOMENS.
     Os homens grandes e ricos, por mais dinheiro que tenham, não só não conseguem comprar a vida, como após a morte ninguém mais ouve falar deles.
     Quanto aos GRANDES E RICOS HOMENS, morrem invariavelmente na miséria, financeiramente falando, mas o nome não MORRE MAIS. Que riqueza ser recordado para a eternidade.
     Requium Eternum: LUÍS DE CAMÕES e tantos outros da História Portuguesa, que souberam desprender-se da riqueza em prol dos seus semelhantes. A Rainha SANTA ISABEL e o seu regaço de ROSAS.
São histórias dirão os meus Leitores ???. Não, são IMAGENS...!!!