25/10/2016

OPOSIÇÃO EM GAIA





A mim faz-me imensa confusão não haver oposição em Gaia com propostas alternativas, outros caminhos, outra forma de pensar e fazer política. Em democracia não há verdades absolutas e o pluralismo de ideias é fundamental.
A orfandade já passou há algum tempo. Luís Filipe Menezes apesar de todas as vicissitudes fez muito por Gaia. Todavia, há que seguir em frente, aprender com os erros e pôr à disposição de Gaia coisas boas da governação do PSD.
Eu sinceramente não sei por onde anda a oposição em Gaia desde o PSD, CDS, PCP e BE? Não sei! E lamento.
Como é possível a descida somente de 1% do IMI, de 0,45%, para 0,445%. O IMI em Gaia é dos mais altos do país que está em 0,50%. Por outro lado, a descida é ínfima e ridícula como diz Firmino Pereira. No Porto o IMI é 0,324
A única voz que se levantou contra foi do 1.ºvereador do PSD, Firmino Pereira. Como sabemos Mercês Ferreira é do PSD mas faz parte do executivo, nada pode fazer. Porém surpreendentemente o outro vereador Elísio Pinto votou a favor!
Aqui há uma conclusão a tirar, recentemente Marco António Costa foi galardoado com uma medalha, aceitando essa distinção e esquecendo-se do quanto o actual presidente da CM Gaia disse mal do executivo do PSD do qual Marco António Costa fez parte e teve preponderância.
Não tenho dúvidas, se é que as tinha, que está em marcha um acordo pós-eleitoral PS /PSD. Elísio Pinho é próximo de Marco António Costa e começou a construir o caminho necessário a esse desígnio.
Não seria óbvio que o PSD em Gaia, a sua concelhia, o seu presidente Cancela Moura tivessem uma reunião preliminar para arquictectar um plano e uma posição comum? Eu bem alertei que em Gaia há vários PSD`s para mal dos nossos pecados que somos gaienses e que ansiamos por um oposição afirmativa, valente e digna. Mas não! É uns para cada lado. Quem manda em Gaia? A concelhia ou o executivo na oposição? Ou o PSD caminha sem rei nem roque? O PSD em Gaia não pode ser somente notícia porque tirou a confiança política a uma vereadora. Deve ser notícia em defesa da liberdade de expressão, pelos processos instaurados pela CM Gaia a vários cidadãos que têm opinião e pontos de vista diferentes à CM Gaia, na análise da política económica, mobilidade, transportes e empregabilidade, entre outros. Compreendo que os dirigentes do PSD estejam preocupados, entre eles, a ver quem é o próximo candidato do PSD à CM Gaia. Mas não é assim que se faz oposição.
Firmino Pereira mostrou galhardia pois defendeu uma posição sozinho mas com dignidade e argumentos. Firmino Pereira pelo que conhece dos dossiers e pela sua experiência governativa em Gaia daria um excelente candidato à CM Gaia. Já o deveria ter sido na anterior legislatura. Não o foi, mas aguentou estoicamente o PSD.
O que me mete confusão é que haja dinheiro em Gaia para umas coisas e não haja para outras. Há dinheiro para estátuas, festas e festinhas, iluminação de Natal, entre outros.
Como gaiense o que desejo no essencial para a minha cidade é o seguinte: ruas limpas e sem buracos, estacionamento junto ao Metro e noutras zonas de Gaia a preços reduzidos, boa iluminação nas zonas habitacionais, recolha de lixo eficiente, limpeza dos jardins, patrulhamento policial, IMI mais baixo, zonas verdes aprazíveis, mais lojas do cidadão para não termos esperas intermináveis para tratar de assuntos correntes como cartão do cidadão, etc.
Para mim isto é o essencial onde vivo o resto vem por acréscimo. Se não há dinheiro deve saber-se separar o essencial do acessório.
Tenho pena que Gaia, cidade com mais de 300.000 habitantes com um potencial muito superior ao Porto tenha uma oposição à deriva e não faça valer a sua condição.