25/10/2016

OPOSIÇÃO EM GAIA





A mim faz-me imensa confusão não haver oposição em Gaia com propostas alternativas, outros caminhos, outra forma de pensar e fazer política. Em democracia não há verdades absolutas e o pluralismo de ideias é fundamental.
A orfandade já passou há algum tempo. Luís Filipe Menezes apesar de todas as vicissitudes fez muito por Gaia. Todavia, há que seguir em frente, aprender com os erros e pôr à disposição de Gaia coisas boas da governação do PSD.
Eu sinceramente não sei por onde anda a oposição em Gaia desde o PSD, CDS, PCP e BE? Não sei! E lamento.
Como é possível a descida somente de 1% do IMI, de 0,45%, para 0,445%. O IMI em Gaia é dos mais altos do país que está em 0,50%. Por outro lado, a descida é ínfima e ridícula como diz Firmino Pereira. No Porto o IMI é 0,324
A única voz que se levantou contra foi do 1.ºvereador do PSD, Firmino Pereira. Como sabemos Mercês Ferreira é do PSD mas faz parte do executivo, nada pode fazer. Porém surpreendentemente o outro vereador Elísio Pinto votou a favor!
Aqui há uma conclusão a tirar, recentemente Marco António Costa foi galardoado com uma medalha, aceitando essa distinção e esquecendo-se do quanto o actual presidente da CM Gaia disse mal do executivo do PSD do qual Marco António Costa fez parte e teve preponderância.
Não tenho dúvidas, se é que as tinha, que está em marcha um acordo pós-eleitoral PS /PSD. Elísio Pinho é próximo de Marco António Costa e começou a construir o caminho necessário a esse desígnio.
Não seria óbvio que o PSD em Gaia, a sua concelhia, o seu presidente Cancela Moura tivessem uma reunião preliminar para arquictectar um plano e uma posição comum? Eu bem alertei que em Gaia há vários PSD`s para mal dos nossos pecados que somos gaienses e que ansiamos por um oposição afirmativa, valente e digna. Mas não! É uns para cada lado. Quem manda em Gaia? A concelhia ou o executivo na oposição? Ou o PSD caminha sem rei nem roque? O PSD em Gaia não pode ser somente notícia porque tirou a confiança política a uma vereadora. Deve ser notícia em defesa da liberdade de expressão, pelos processos instaurados pela CM Gaia a vários cidadãos que têm opinião e pontos de vista diferentes à CM Gaia, na análise da política económica, mobilidade, transportes e empregabilidade, entre outros. Compreendo que os dirigentes do PSD estejam preocupados, entre eles, a ver quem é o próximo candidato do PSD à CM Gaia. Mas não é assim que se faz oposição.
Firmino Pereira mostrou galhardia pois defendeu uma posição sozinho mas com dignidade e argumentos. Firmino Pereira pelo que conhece dos dossiers e pela sua experiência governativa em Gaia daria um excelente candidato à CM Gaia. Já o deveria ter sido na anterior legislatura. Não o foi, mas aguentou estoicamente o PSD.
O que me mete confusão é que haja dinheiro em Gaia para umas coisas e não haja para outras. Há dinheiro para estátuas, festas e festinhas, iluminação de Natal, entre outros.
Como gaiense o que desejo no essencial para a minha cidade é o seguinte: ruas limpas e sem buracos, estacionamento junto ao Metro e noutras zonas de Gaia a preços reduzidos, boa iluminação nas zonas habitacionais, recolha de lixo eficiente, limpeza dos jardins, patrulhamento policial, IMI mais baixo, zonas verdes aprazíveis, mais lojas do cidadão para não termos esperas intermináveis para tratar de assuntos correntes como cartão do cidadão, etc.
Para mim isto é o essencial onde vivo o resto vem por acréscimo. Se não há dinheiro deve saber-se separar o essencial do acessório.
Tenho pena que Gaia, cidade com mais de 300.000 habitantes com um potencial muito superior ao Porto tenha uma oposição à deriva e não faça valer a sua condição.

6 comentários:

  1. Orquidea Louro Concordo, mas para mim, não me admirou a atitude de Elísio Pinto. Firmino Pereira, não me acredito que se venda, porque um verdadeiro PSD, nunca se vende. Agora Elísio Pinto...quanto a mim já está vendido há muito...mas, o fim do filme, será para breve...É que os pássaros, querem sempre voar mais alto...
    Não gosto · Responder · 2 · 8 h · Editado
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge http://www.faroldanossaterra.net/.../10/25/oposicao-em-gaia/

    Farol da Nossa Terra – OPOSIÇÃO EM GAIA
    A mim faz-me imensa confusão não haver oposição em Gaia com propostas alternativas, outros caminhos, outra…
    FAROLDANOSSATERRA.NET|DE FAROL DA NOSSA TERRA
    Gosto · Responder · Eliminar pré-visualização · 1 · 7 h
    Vitor Manuel Marques
    Vitor Manuel Marques caro Joaquim Jorge o senhor é natural de S. Mamede de Infesta, Matosinhos, gaiense por opção. não entendo todavia como é homenageado por s. Mamede de Infesta, e não o é por vila nova de Gaia uma vez que com as suas tertulias presta um serviço inestimáv...Ver mais
    Não gosto · Responder · 6 · 7 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Senhor Vítor Manuel Marques já fui galardoado em Gaia pela comemoração dos seus 25 anos. Medalha de Mérito Cívico. Todavia reconheço sem falsa modéstia que O Clube dos Pensadores eleva bem alto Gaia e presta um serviço cívico assinalável , sem nunca te...Ver mais
    Gosto · Responder · 5 · 7 h
    Fernando Moutinho
    Fernando Moutinho A mim também! A confusão
    Gosto · Responder · 6 h
    José Ferreira
    José Ferreira · Amigo/a de Pedro Santos e 2 outras pessoas
    Não é surpresa nenhuma. Sabe como sempre funcionou o PSD em Gaia? Fechado sobre si mesmo? Vereadores há mais de 30 anos e que vivem da política? Quer que lhe diga como funcionam as campanhas para os órgãos do partido? Quanto custou o apoio de Gaia a Pa...Ver mais
    Não gosto · Responder · 4 · 6 h
    Antero Filgueiras
    Antero Filgueiras Não há Oposição em Gaia e não há oposição na quase totalidade dos concelhos. E porquê?! Apenas e tão sómente porque os militantes nunca estão disponíveis para esse exigente combate de trincheiras. Os meios são pequenos e os interesses cruzados são mais...Ver mais
    Não gosto · Responder · 3 · 5 h
    Carlos Alberto Lemos
    Carlos Alberto Lemos Para o PSD está tudo bem. E viva a Geringonça.
    Não gosto · Responder · 2 · 5 h
    Hugo Dias
    Hugo Dias Mas há oposição em Gaia....até já há um candidato à Câmara nas próximas autárquicas!!! Se calhar o Joaquim Jorge está com INSONIAS...abraço!!

    ResponderEliminar
  2. e Miguel Pacheco Caro Joaquim Jorge,
    O que diz é verdade a oposição em Gaia esfumou-se, a derrota foi pesada e de 63% a Direita foi por ai abaixo e parou nos 19%, o seu pior resultado de sempre...
    Por outro lado a liderança na Câmara tem sido astuta e competente e tem atuado numa proximidade para com as pessoas, para além de ruas limpas o importante é termos uma Educação condigna e uma Ação Social atuante com novas vertentes e é isso que o atual executivo tem vindo a fazer.
    Fala que é ridícula a descida do IMI, relembro que é o terceiro ano consecutivo em que isso acontece e para existir uma descida quer dizer que o valor a pagar pelos Gaienses era maior há 3 anos atrás, apesar dos constrangimentos financeiros conhecidos, e para além disso temos também que trazer à colação toda a obra feita nos últimos 3 anos, principalmente a recuperação das nossas vias.
    Isto é o executivo desce os impostos e taxas e aumenta as ajudas às famílias Gaienses, não se esqueça que desde o ano passado a Câmara suporta os custos dos manuais escolares de Português e Matemática do 2 e 3 ciclo.
    Gaia Felizmente em um continuo evolutivo, bem sei que fica bem fazer as grandes obras, mas para isso teríamos que deitar abaixo tudo o que foi feito nos últimos 24 anos e fazer de novo....
    Quanto ao PSD eu também de facto estranhei o silêncio do Partido aquando da atribuição da medalha ao Dr. Marco Antonio Costa, não concorda com tal atribuição!? Será que concorda !?
    Não sabemos, mas também não é relevante.....
    Relevante é termos um executivo que ele próprio é aglutinador e abrangente e que tem a população do seu lado pois a maioria dos Gaienses revêm-se nas políticas adoptadas nos últimos 3 anos, isso sim é importante....

    Deixo o link para poderem ver algumas das obras feitas nós últimos anos

    https://m.facebook.com/InfraestruturaseObras/
    Infraestruturas e Obras
    Organização governamental · 6096 gostos
    Foto de Infraestruturas e Obras.
    Infraestruturas e Obras
    Gostar da Página
    Jorge Miguel Pacheco
    Alice Lopes
    Gosto · Responder · Eliminar pré-visualização · 1 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Agradeço que não utilize este espaço para propaganda do PS. Eu não utilizo o seu mural para falar das iniciativas do Clube dos Pensadores ou do que vou escrevendo. nos jornais.Ainda mais com este logótipo que acho descabido e nada tem que ver com o passado do município. O anterior é muito mais bonito.Como sabe tenho apreço e simpatia por si, mas por vezes parece o socialista de serviço nas redes sociais. E já agora sei que é uma pessoa educada e que se pode falar vou chamá-lo atenção de um coisa. Se trata outras pessoas por Dr. deve tratar quem o é há muito mais tempo e que tirou uma licenciatura numa Universidade Pública . Eu sou e serei sempre o Joaquim Jorge , até para os meus amigos chegados o Jota. Mas para muita gente tenho que ser o Dr. Joaquim Jorge. É que às vezes parece que uns são mais do que outros. mas é exactamente ao contrário. Em relação ao que expõe aqui há coisas como o Aprende+ que estão com alguns problemas de execução. O IMI baixa mas muitíssimo pouco e é uma miragem ter o IMI mais baixo como outras câmaras aqui ao lado, por exemplo o Porto. Taxa máxima do IMI baixou dos 0,5% para os 0,45% .,. Gaia está com 0,445%.As câmaras municipais podem cobrar uma taxa que varia entre os 0,3% e os 0,5%. Seria bom pagar período da taxa mínima 0,3%. Sabe uma coisa? A mim interessa-me uma medida que abranja a maioria dos gaienses, em vez de show-off. Porque é que neste texto relambório não falou por exemplo dos processos que o presidente da CM Gaia moveu por alegada difamação pondo em causa a liberdade de expressão. Até agora todos os casos de liberdade de expressão o Tribunal Europeu deu razão a quem critica e quem está num cargo público tem que aprender a conviver com o dissenso. Obrigado.
    Gosto · Responder · 1 · 1 min · Editado

    ResponderEliminar
  3. Ludgero Babo Carvalho gostei bom trabalho... abraço
    Gosto · Responder · 34 min
    Paulo Silva
    Paulo Silva O grande problema do PSd de gaia é ter alguns militantes que se acham donos do Partido pq se assim não fosse o PSD nunca tinha perdido a camara de Gaia quanto a actual governação do EVR é tudo como diz o povo para inglês ver , pq tudo bem espremido dá um copo cheio de nada ... e mais não digo pois não tenho tempo para aturar o presidente no tribunal .
    Não gosto · Responder · 1 · 27 min
    Antero Filgueiras
    Antero Filgueiras Em todas as estruturas concelhias e distritais dos "partidos burgueses" (e o PSD nunca será excepção) haverá sempre um punhado de militantes - geralmente os mais rafeiros mas os mais dotados para comandar o "esgoto da cacicagem" - disponível para serem os "donos locais do partido" e tudo fazer para levar por diante os seus "interesses de umbigo" ou de grupo. Tudo existe, por via de estatutos desenhados por pseudo elites, estacionadas na Corte de Lisboa - gente que tudo pode e tudo decide, mas que é muito dependente dos "caseiros da parvónia". E tais figurinhas....claro que colaboram com quem mais gostam, só que no final de cada "exercício" sempre apresentam a factura. E os resultados dessa "espécie de democracia" é aquilo que todos nós sabemos e tão bem conhecemos: o lixo sempre no poder. Olhe-se o que aconteceu em Oeiras; olhe-se o que aconteceu em Sintra; olhe-se o que o "Zé Ninguém" Marques Mendes impôs na CM do Porto, ao mesmo tempo que permitiu a recandidatura de uma incompetente parvalhona em Leiria, etc. etc. Sempre os mais a mandar nos melhores!!!!
    Gosto · Responder · 2 min
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...

    Escolher ficheiro
    Fernando Sousa
    Fernando Sousa Também se passa no PS, vasta ler o que se passa na Distrital do PS-Porto, a pro potencia e o autoritarismo do seu dirigente. os eleitores devem prestar muita a tenção, no meu entender, devemos apresentar sempre uma alternativa, mesmo que seja para perder, porque o perder faz parte da democracia e a falta de alternativas é perder democracia.
    Gosto · Responder · 3 min

    ResponderEliminar
  4. Ludgero Babo Carvalho gostei bom trabalho... abraço
    Gosto · Responder · 34 min
    Paulo Silva
    Paulo Silva O grande problema do PSd de gaia é ter alguns militantes que se acham donos do Partido pq se assim não fosse o PSD nunca tinha perdido a camara de Gaia quanto a actual governação do EVR é tudo como diz o povo para inglês ver , pq tudo bem espremido dá um copo cheio de nada ... e mais não digo pois não tenho tempo para aturar o presidente no tribunal .
    Não gosto · Responder · 1 · 27 min
    Antero Filgueiras
    Antero Filgueiras Em todas as estruturas concelhias e distritais dos "partidos burgueses" (e o PSD nunca será excepção) haverá sempre um punhado de militantes - geralmente os mais rafeiros mas os mais dotados para comandar o "esgoto da cacicagem" - disponível para serem os "donos locais do partido" e tudo fazer para levar por diante os seus "interesses de umbigo" ou de grupo. Tudo existe, por via de estatutos desenhados por pseudo elites, estacionadas na Corte de Lisboa - gente que tudo pode e tudo decide, mas que é muito dependente dos "caseiros da parvónia". E tais figurinhas....claro que colaboram com quem mais gostam, só que no final de cada "exercício" sempre apresentam a factura. E os resultados dessa "espécie de democracia" é aquilo que todos nós sabemos e tão bem conhecemos: o lixo sempre no poder. Olhe-se o que aconteceu em Oeiras; olhe-se o que aconteceu em Sintra; olhe-se o que o "Zé Ninguém" Marques Mendes impôs na CM do Porto, ao mesmo tempo que permitiu a recandidatura de uma incompetente parvalhona em Leiria, etc. etc. Sempre os mais a mandar nos melhores!!!!
    Gosto · Responder · 2 min
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...

    Escolher ficheiro
    Fernando Sousa
    Fernando Sousa Também se passa no PS, vasta ler o que se passa na Distrital do PS-Porto, a pro potencia e o autoritarismo do seu dirigente. os eleitores devem prestar muita a tenção, no meu entender, devemos apresentar sempre uma alternativa, mesmo que seja para perder, porque o perder faz parte da democracia e a falta de alternativas é perder democracia.
    Gosto · Responder · 3 min

    ResponderEliminar
  5. · Responder · 1 · 12 min · Editado
    Jorge Miguel Pacheco
    Jorge Miguel Pacheco Caro Dr Joaquim Jorge, desculpe, mas dei a minha opinião. Não sou defensor de serviço de ninguém. Até nem tenho ligações profissionais à Câmara . Apenas acho que posso exprimir o que penso. Até posso admitir que alguns façam críticas ou elogios devido a pretensões políticas conseguidas ou não. Não é o meu caso, mas não o maçarei mais com opiniões dissonantes das suas. Cumprimentos
    Gosto · Responder · 7 min
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Como sabe não vale a pena fazer de mim o vilão. Sempre deu a sua opinião e nunca foi censurada mas escusa de usar artefactos. O senhor é do PS e tem todo o direito de o ser Aliás eu nem sei o que faz, ao contrário de mim que sabe o que faço.O senhor é que parece que não aceita outras opiniões! Mas isso é um problema seu, não meu que estou habiltuadissimo a lidar com outras opiniões. Por fim não me respondeu às minhas questões O que compreendo. Sabe uma coisa eu até gosto dos seus comentários, mas por vezes resvala para o excesso. Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Há oposição em Gaia e pelo que leio e ouço nos media é feita de 2 formas.
    Nenhuma dela ás claras ou c/ lisura de procedimento.
    1 é feita nos corredores do parlamento e restantes capelinhas,pelo Marco António Costa e a outra por agentes duplos e/ou enviados semisecretos que operam nas sombras,sempre a dizer mal,a mandar cabalas para os media e a boicotar tanto obra já feita,como projectos de obra a fazer!
    Vejam-se as contas deixadas pelo anterior executivo e percebe-se claramente por que razão os Gaienses votaram no actual presidente. Presumo que quanto + não fosse,terá sido tipo: "merece pelo menos o benefício da dúvida"!!
    P.S.- Não tenho partido nem sou Gaiense,sou apenas 1 cidadão independente, informado e já c/mta rodagem na estrada da vida para me deixar levar pelo flautista de Hammelin.
    Cumprimentos democráticos

    ResponderEliminar