24/10/2016

Opinião de Joaquim Jorge no Noticias ao Minuto


(...) . O PSD vai levar um banho nas próximas eleições autárquicas. E, não será uma derrota será com certeza o seu fim. E, começa a falar-se na sua sucessão pós-autárquicas, olha-se para Pedro Santana Lopes, de novo, como candidato a líder do PSD.
Marques Mendes está à espreita, assim como, alguns delfins de Pedro Passos Coelho. Rui Rio parece ter perdido o timing, pelas suas hesitações. O PSD vai entrar em convulsão no futuro.
A sensação que passa é que ninguém quer dar a cara pelo PSD nas próximas eleições autárquicas. Muitas figuras proeminentes não se querem comprometer e só aspiram ao day-after das eleições autárquicas 2017.
O PSD é um partido pessimista, desencantado e desalentado. Não tem conseguido ter capacidade de reacção perante um PS optimista, esperançoso e sonhador.
O problema do PSD é que tem bons políticos e políticos bons! É impossível obter a excelência se limita-se a satisfazer o ego, a ambição e avareza de alguns.
Para se ser grande político faz falta ser boa pessoa. É de bom-tom saber-se que há políticos que têm bons resultados eleitorais mas falta-lhes outras qualidades.
O PSD actual é um problema de pessoas e não consegue tornar-se aos olhos dos portugueses uma alternativa, quer ao governo, quer no poder local. Mas, infelizmente, não o é por inércia e inaptidão dos seus dirigentes.
Enganem-se os que pensam que com este PSD vão voltar ao poder. A primeira coisa que teriam que fazer era aceitar este governo PS e quem o apoia como uma evidência insofismável. A, partir daí, construir com ideias, políticas que façam com que os portugueses acreditem numa outra solução.
As sondagens são claras, o PS distancia-se do PSD, já tem 38% de intenções de voto, ao invés, o PSD está a descer e fica-se pelos 30%. As eleições regionais dos Açores foram um sinal. Não podem ser extrapoladas para o âmbito nacional, mas convém começar a pensar que o PS pode estar a caminhar para uma maioria absoluta em 2019.
É importante para a democracia e para muitos portugueses que o PSD acredite e faça com que os portugueses acreditem nele. De outro modo, o PSD será uma desilusão.
O PSD parece um partido imbecil que só diz imbecilidades aos olhos dos portugueses. Denunciar supostas mentiras deste governo PS, não equivale a encarnar a posição do que o PSD diz é verdade. Em democracia não há verdades absolutas. Os portugueses têm ânsia de viver, de ter esperança e estão cansados de austeridade.
O PSD tem que dar uma resposta imaginativa para recuperar a confiança dos portugueses. O PSD tem que deixar de ser cínico, egoísta, errático e a despropósito. O PSD tem que ser sinónimo de futuro.
As eleições autárquicas, o PSD já as perdeu sem apelo nem agravo. O importante é reinventar-se, reorganizar-se, redefinir-se e mostrar ser uma solução de futuro.

8 comentários:

  1. Muito bem escrito, com objectividade e clareza. Ja' eu tinha previsto, aquando a governacao de destruicao do PaF, que PPC iria ser eliminado da cena, quando chegassem as eleicoes(as ultimas).
    A proposito da pessoa PPC, conto um breve episodio:
    Ha' uns 10 anos, em Manchester, defendi-me a mim proprio em tribunal(impossivel em Portugal) numa questao laboral, contra um antigo patrao. Ganhei a causa. Porque?
    De cada vez que eu falava, mantinha a mesma versao dos factos(verdade).
    De cada vez que ele falava(interrogado por mim), alterava a sua versao(mentiras).

    ResponderEliminar
  2. dgero Babo Carvalho o retrato perfeito como Joaquim Jorge já nos habituou.mentiras em cima de práticas políticas prejudiciais ao país .levam ao descrédito mesmo dos mais antigos militantes ..
    Não gosto · Responder · 2 · Ontem às 12:10
    Paulo Vieira da Silva
    Paulo Vieira da Silva http://www.insonias.pt/4339/

    Como não sai Passos Coelho, saio eu do PSD
    Tomei a decisão de me filiar no Partido Social Democrata no dia 11 de Outubro de 1991. Ao longo de 15 anos…
    INSONIAS.PT
    Gosto · Responder · Eliminar pré-visualização · Ontem às 14:19
    Paulo Gloria
    Paulo Gloria · Amigo/a de Paulo Vieira da Silva
    Fal falta outro PSD: um PSD/PPD ou um PSD/PP Ou um PSD/PAF. Qualquer coisa diferente. Falando sério, Maria Luis Albuquerque na vice-presidência não ajuda nafa.
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:31
    Carlos Alberto Lemos
    Carlos Alberto Lemos E a gire Geringonça funciona.
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:34
    Antero Filgueiras
    Antero Filgueiras Um PSD vítima dos seus colossais "enganos, silêncios e ilusões": tudo em nome do poder pelo poder, que apenas serviu para o bem-estar de uns poucos e raramente a Bem de Portugal. Um partido onde qualquer um pode entrar, com que entra na taverna da esqu...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:35
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo Realmente qualquer um pode entrar porque estamos num país democratico, mas pior do que qualquer um entrar é o exemplo dum líder dum partido ser "mau" carácter" passando por cima dos companheiros, fazer alianças de qualquer maneira e custa e passar por ...Ver mais
    Gosto · Responder · Ontem às 18:02
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    Fernando Moutinho
    Fernando Moutinho No essencial concordo! Falta ao PSD o japonês???
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:22
    Fernando Martins
    Fernando Martins · 9 amigos em comum
    Volta sempre, desde 1976 que os governos alternam entre PS e PSD.
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:24
    David Rodrigues
    David Rodrigues Somos um povo de brandos costumes e memória muito curta, volta Salazar, estás perdoado....
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:28
    Fernando Moutinho
    Fernando Moutinho Salazar, foi o maior socialista,de Portugal???? Olha este!!!
    Gosto · Responder · Ontem às 15:34
    Fernando Martins
    Fernando Martins · 9 amigos em comum
    Pelo menos Salazar morreu pobre. :)
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:45
    Fernando Moutinho
    Fernando Moutinho Verdade!
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:46
    Carlos Jorge Figueiredo
    Carlos Jorge Figueiredo Há gente que pretende um PSD, das boas noticias, do fim da austeridade, do irrealismo esquerdista. No fundo querem o Partido do coração, à sua medida, que principalmente nao bula nos salários e pensoes da função publica, ou seja um PSD travestido de Pai Natal. Desculpem mas este Joaquim Jorge, nao dá uma para a caixa! Ó Eduardo Saraiva nao percas tempo com imbecis!
    Ontem às 16:20

    ResponderEliminar

  3. Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo Realmente existem imbecis que nasceram para 50 e que por muito que andem jamais chegam a 100, além de só dizer barbaridades, PSD esquerdista???? E depois das boas notícias? Do fim da austeridade? Que raio de planeta vive o senhor???? Das duas uma, ou e...Ver mais
    Não gosto · 1 · Ontem às 17:42
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge O Eduardo Saraiva, infelizmente pois não tens culpa nenhuma, tem um amigo mal educado e que não se recomenda.... Ter uma opinião não é ser imbecil. Imbecil é não ter opinião. Por outro lado, podemos não concordar com a opinião de uma pessoa, mas nunca ...Ver mais
    Gosto · Responder · 5 · Ontem às 17:32 · Editado
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Este texto é um alerta ao PSD. E naturalmente o meu ponto de vista sem ataques pessoais ou menor respeito por quem quer que seja. Que fique claro! Conheço muito bem Pedro Passos Coelho e já esteve no Clube com muito gosto. Esta é a minha interpretação dos factos. Obrigado.
    Gosto · Responder · 2 · Ontem às 17:59
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo E mais, estão todos aqui com uma conversa e de muita coragem e bla bla bla psd e bla bla bla ps, só tenho uma coisa a dizer.. os portugueses de hoje jamais chegam aos calcanhares dos de mais de quinhentos anos atras, falam falam falam, e a vergonha do ...Ver mais
    Não gosto · Responder · 3 · Ontem às 18:07
    Carlos Teixeira
    Carlos Teixeira · Amigo/a de Augusto Pinto
    Só para informar que os "valorosos portugueses de quinhentos anos atrás" iam descobrindo mares nunca de antes navegados mas à conta do Estado pois eles não metiam 1 real deles na empresa ao contrário dos outros Estados Europeus em que eram os burgueses...Ver mais
    Gosto · Responder · Ontem às 19:05
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo Falo de atitude, penso que percebeu, gente comodista e maldizente que só tem e conversa e pouca acção, talvez se fizessem como não Brasil ou na Grécia isto já estivesse noutro caminho.
    Gosto · Responder · 1 · Ontem às 19:08
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    Joaquim Queirós
    Joaquim Queirós O problema está no emblema: não é o partido das setas, mas sim das facas.
    Gosto · Responder · Ontem às 18:11
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo O problema é que tapam o sol com a peneira não querendo ver a realidade, já não está aqui em causa partidos mas sim um país inteiro a trabalhar para alimentar uma área de corruptos que se governam a grande e a francesa a nossa custa e isso sim é que te...Ver mais
    Gosto · Responder · 3 · Ontem às 18:16
    Alfredo Jorge
    Alfredo Jorge Há uma larga maioria de cidadãos que apoia ainda o PSD, embora a maioria dos militantes com algum destaque se demarque do partido, ainda que aqui e ai ainda defendam algumas medidas do governo anterior. Passos Coelho demonstra uma coisa que, quanto a ...Ver mais
    Gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:18
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo Eu acho é que andam tão iludidos que o tombo vai ser tão grande quanto essa ilusão. O tempo é mestre.
    Gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:19
    Carlos Rodrigues
    Carlos Rodrigues · Amigo/a de Fernando Sousa
    Boa tarde a todos vcs eu nao sou politico sou um simples trabalhador em que já nao acredita na politica portuguesa . Era só para dizer que a sra. Claudia disse tudo
    Não gosto · Responder · 3 · Ontem às 18:30
    Jorge Miguel Pacheco
    Jorge Miguel Pacheco O PSD ainda não percebeu que o xadrez político alterou-se.
    Ainda não fez a catarse do que aconteceu o ano passado , não percebeu que o Pais interiorizou a Geringonça, o próprio PR para já não quer ouvir falar em eleições antecipadas.
    O PSD apostou apenas nos erros do Governo e perdeu, até o CDS parece estar noutra....
    Gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:32
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Convém saber o seu registo de interesses : militante do PS.

    ResponderEliminar
  4. Costa José
    Costa José A Cláudia Claudia Bernardo não é assim tão apolítica ou independente e preocupada com o Pais tanto quanto quer dar a entender! Se partilha da ideologia politica do PSD percebe-se a revolta e alguma azia com esta solução governativa.Mas se calhar eu ta...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:48
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo O país ganhou foi mais dívida é um caminho mais doloroso, eu tenho uma ideologia mas acima de tudo tenho cérebro e não tenho azia, mas sinto-me injustiçada tal como todos os que escolheram sim outro caminho senão este. Mas volto dizer, diga lá onde es...Ver mais
    Gosto · Responder · 3 · Ontem às 18:54
    Costa José
    Costa José Cara Cláudia Bernardo Partilho da sua indignação ,sobretudo se admitir tal como eu e sem reservas que o Pais de que fala estaria muito meu se o seu Partido e o meu ao longo destes 42 anos tivessem políticos ou governantes capazes de terem feito de Por...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 19:08
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    José Martins Soares
    José Martins Soares
    Foto de José Martins Soares.
    Gosto · Responder · Ontem às 18:56
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo E mais senhor costa, sociologia ou filosofia não alimenta ninguém, vivemos todos num país real com problemas grandes e preocupantes mas lá está, concentrem se em psds e líderes e afins e não tratem de vida não que o fim não ser pior que se avizinha.
    Gosto · Responder · Ontem às 18:57
    Vitor Manuel Marques
    Vitor Manuel Marques Eu vou estando atento como leitor aos vossos comentários e começo a pensar que realmente somos um povo de pacotilha e um povo reclamativo de sofá ou de internet. Aceito o contraditório.
    Gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:58
    Fernando Martins
    Fernando Martins · 9 amigos em comum
    Eu estive nas manifestações do movimento Indignados. Fiz a minha parte enquanto outros foram para a praia.
    Mas eu não ando em rebanho nem nunca fui um seguidor de massas. Penso pela minha cabeça ( bem ou mal ) e não sou fanático nem uso "palas" para só ver para a frente.
    Não gosto · Responder · 2 · 21 h
    Vitor Manuel Marques
    Vitor Manuel Marques Ora bem Fernando. Já somos 2. Eu também estive na rua na manifestação no Porto com um cartaz nas mãos.
    Não gosto · Responder · 2 · 20 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    José Martins Soares
    José Martins Soares Lá chegará a sua hora para bem de Portugal e do PPD/PSD
    Foto de José Martins Soares.
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:58
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo Gosto muito deste senhor mas rui rio para líder ou até primeiro ministro não é nem de perto nem de longe a sua hora, andam todos muito aflitos mas sosseguem porque só andam a estragar a sua possibilidade de liderança, mais nada!!!! Tenho imenso respeito e admiro mas não é a sua hora!!!! Aliás após passos coelho só vejo ele e pouco mais.
    Gosto · Responder · Ontem às 19:01
    Cipriano Sobreda
    Cipriano Sobreda Claudia Bernardo - Diz: "Aliás após passos coelho só vejo ele e pouco mais ". Conclusão que se retira do seu pensamento: Tanta uva para tão pouco sumo.
    Gosto · Responder · 2 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo O mal do portugues e sempre o mesmo e não muda, andam preocupados com os jogadores de futebóis e com o que ganha ou não ganha, mas não conseguem ver que esses jogadores que andam a pagar para serem sócios ganham fortunas, ceguinhos dá nisto. Enfim
    Não gosto · Responder · 2 · Ontem às 18:59

    ResponderEliminar
  5. Fernando Mascarenhas Loureiro Acho piada a quem só agora vê problemas nos cortes na saúde, na educação...
    Até parece que no governo PPc se incrementaram as verbas do OE destinadas a estas rúbricas. Tanto barulho fazem agora os que calaram durante 4 anos.
    Não gosto · Responder · 2 · Ontem às 19:08
    Carlos Rodrigues
    Carlos Rodrigues · Amigo/a de Fernando Sousa
    Pronto , a conversa chegou ao futebol..... ate logo boa noite a todos que aqui já é noite
    Gosto · Responder · Ontem às 19:21
    Jorge Miguel Pacheco
    Jorge Miguel Pacheco Boas notícias para o Pais.

    http://expresso.sapo.pt/.../2016-10-24-Defice-orcamental...

    Défice orçamental diminui em setembro
    Saldo atinge 2924 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano e melhora 292 milhões de euros face a…
    EXPRESSO.SAPO.PT
    Gosto · Responder · Eliminar pré-visualização · 1 · Ontem às 19:36
    Jorge Barros
    Jorge Barros · Amigo/a de Joaquim Barros e 2 outras pessoas
    Anda muita gente com azia porque perdeu o tacho quando o PSD estava no poder. Outras pessoas só demonstram o que são ,uns falhados. Uma boa noite.
    Não gosto · Responder · 1 · 23 h
    Fernando Martins
    Fernando Martins · 9 amigos em comum
    Eu percebo a Claudia Bernardo.
    Ela refere-se à garra de quem embarcou numas caravelas sem gps, sem segurança, sem comunicações, com umas cartas maritimas duvidosas e foi em frente.
    Ou aqueles que sempre expulsaram os invasores algumas vezes com ajuda dos Ingleses. É desses genes que ela fala.
    Gosto · Responder · 22 h
    Fernando Martins
    Fernando Martins · 9 amigos em comum
    Mas todos tem razão, porque todos que estão a comentar seja do PSD, PS, CDS, PCP, são os culpados por desde 1976 deixarem apenas dois partidos governarem. Assim sendo todos tem culpa sem excepção, uns mais que outros mas todos tem culpa.
    Gosto · Responder · 21 h
    Silvia Barbosa
    Silvia Barbosa
    Gosto · Responder · 19 h
    Silvia Barbosa
    Silvia Barbosa A ver vamos.....hahaha
    Gosto · Responder · 19 h
    Silvia Barbosa
    Silvia Barbosa Banho levou o PS nos Açores....uma maioria absoluta com 46,4% !!! Aguardem ....nas autárquicas levam banhada!
    Gosto · Responder · 19 h
    Silvia Barbosa
    Silvia Barbosa Acho muita graça a preocupação dos esquerdistas com o lider do PSD! Nunca assisti tanta preocupação ....em afastar um líder....porque será? Sempre Pedro Passos Coelho....aquele que ganhou as eleições em legislativas.....porque quem nos desgoverna são os perdedores!
    Gosto · Responder · 19 h

    ResponderEliminar

  6. Silvia Barbosa
    Silvia Barbosa O Sr. Joaquim Jorge é só mais um esquerdista encoberto.....
    Gosto · Responder · 19 h
    Cipriano Sobreda
    Cipriano Sobreda Joaquim Jorge - Fundador do Clube dos Pensadores e convicto militante do PSD, o seu texto apesar de estar bem elaborado como abanão às hostes dos seus correligionários de partido, para que acordem da letargia dos discursos miserabilistas de Pedro Passo...Ver mais
    Gosto · Responder · 1 · 19 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Li com muita atenção e agrado a sua exposição/comentário. Muito bem. Uma pequenina mas muito importante correcção se me permite. Não sou militante do PSD nem de nenhum partido. Fui militante do PS por muito pouco tempo para ajudar um amigo numa eleição interna . Isso foi há mais de dez anos. Obrigado.
    Gosto · Responder · 1 · 9 h · Editado
    Cipriano Sobreda
    Cipriano Sobreda Joaquim Jorge - Pelo que me diz, admito que interpretei indevidamente o seu posicionamento partidário, mas quem como eu, tenta ler, até nas entre linhas (talvez como vício de um passado já longínquo) a leitura que podem fazer do seu texto, é que é um c...Ver mais
    Gosto · Responder · 2 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Verdade! Sou um social-democrata sem partido. Apreciava a postura de Sá Carneiro.
    Gosto · Responder · 2 · 2 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...

    Escolher ficheiro
    Barbosa Ribeiro
    Barbosa Ribeiro · 120 amigos em comum
    Mas que inteligencia...
    Gosto · Responder · 13 h
    Jose Leirós
    Jose Leirós Para ser BOM político faz falta ser Boa Pessoa
    Ora aqui está a frase lapidar nuclear de grande relevancia do seu texto abraço
    Não gosto · Responder · 4 · 4 h · Editado
    Madalena Fonseca
    Madalena Fonseca Andam tão incomodados com Passos nas ninguém se chega à frente. Será mesmo que o PSD está atrás nas sondagens manhosas?
    Não gosto · Responder · 1 · 8 h · Editado
    Pedro Aragão
    Pedro Aragão Carissimo Jorge, dou te os parabens por este teu texto, que traduz, em meu entender, o entendimento do eleitorado ao centro que tem apostado nas alternativas aparentemente mais crediveis em cada momento que sao chamados a opinar/ votar! Forte abraco
    Não gosto · Responder · 1 · 8 h
    Alexandre Guimarães Dos Santos
    Alexandre Guimarães Dos Santos Não vivo em Gaia, mas com Luis Filipe Meneses, melhorou
    Até em pequenas coisas, como passar a ser sentido único as maior parte das ruas da cidade, fez com que houvesse alguma melhoria do trânsito interno.
    Quanto ao actual, se ele é tão mau, como parece ser, não é preciso preocupar JJ
    Qualquer um (mesmo mau, que era uma chatice!) do PSD ganha, agora não pode estar dividido
    Aí é que sua analíse é preocupante, Parece que está
    Porque se este presidente fosse bom, porque não continuar!
    Mas ele treme um bocado! Porque está a tentar dividir, mas quem tem poder pode e é natural
    Aguardemos
    Não gosto · Responder · 1 · 5 h
    Joaquim Jorge

    Escreve um comentário...

    ResponderEliminar
  7. Fernando Mascarenhas Loureiro Acho piada a quem só agora vê problemas nos cortes na saúde, na educação...
    Até parece que no governo PPc se incrementaram as verbas do OE destinadas a estas rúbricas. Tanto barulho fazem agora os que calaram durante 4 anos.
    Não gosto · Responder · 2 · Ontem às 19:08
    Carlos Rodrigues
    Carlos Rodrigues · Amigo/a de Fernando Sousa
    Pronto , a conversa chegou ao futebol..... ate logo boa noite a todos que aqui já é noite
    Gosto · Responder · Ontem às 19:21
    Jorge Miguel Pacheco
    Jorge Miguel Pacheco Boas notícias para o Pais.

    http://expresso.sapo.pt/.../2016-10-24-Defice-orcamental...

    Défice orçamental diminui em setembro
    Saldo atinge 2924 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano e melhora 292 milhões de euros face a…
    EXPRESSO.SAPO.PT
    Gosto · Responder · Eliminar pré-visualização · 1 · Ontem às 19:36
    Jorge Barros
    Jorge Barros · Amigo/a de Joaquim Barros e 2 outras pessoas
    Anda muita gente com azia porque perdeu o tacho quando o PSD estava no poder. Outras pessoas só demonstram o que são ,uns falhados. Uma boa noite.
    Não gosto · Responder · 1 · 23 h
    Fernando Martins
    Fernando Martins · 9 amigos em comum
    Eu percebo a Claudia Bernardo.
    Ela refere-se à garra de quem embarcou numas caravelas sem gps, sem segurança, sem comunicações, com umas cartas maritimas duvidosas e foi em frente.
    Ou aqueles que sempre expulsaram os invasores algumas vezes com ajuda dos Ingleses. É desses genes que ela fala.
    Gosto · Responder · 22 h
    Fernando Martins
    Fernando Martins · 9 amigos em comum
    Mas todos tem razão, porque todos que estão a comentar seja do PSD, PS, CDS, PCP, são os culpados por desde 1976 deixarem apenas dois partidos governarem. Assim sendo todos tem culpa sem excepção, uns mais que outros mas todos tem culpa.
    Gosto · Responder · 21 h
    Silvia Barbosa
    Silvia Barbosa
    Gosto · Responder · 19 h
    Silvia Barbosa
    Silvia Barbosa A ver vamos.....hahaha
    Gosto · Responder · 19 h
    Silvia Barbosa
    Silvia Barbosa Banho levou o PS nos Açores....uma maioria absoluta com 46,4% !!! Aguardem ....nas autárquicas levam banhada!
    Gosto · Responder · 19 h
    Silvia Barbosa
    Silvia Barbosa Acho muita graça a preocupação dos esquerdistas com o lider do PSD! Nunca assisti tanta preocupação ....em afastar um líder....porque será? Sempre Pedro Passos Coelho....aquele que ganhou as eleições em legislativas.....porque quem nos desgoverna são os perdedores!
    Gosto · Responder · 19 h

    ResponderEliminar
  8. Costa José
    Costa José A Cláudia Claudia Bernardo não é assim tão apolítica ou independente e preocupada com o Pais tanto quanto quer dar a entender! Se partilha da ideologia politica do PSD percebe-se a revolta e alguma azia com esta solução governativa.Mas se calhar eu ta...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:48
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo O país ganhou foi mais dívida é um caminho mais doloroso, eu tenho uma ideologia mas acima de tudo tenho cérebro e não tenho azia, mas sinto-me injustiçada tal como todos os que escolheram sim outro caminho senão este. Mas volto dizer, diga lá onde es...Ver mais
    Gosto · Responder · 3 · Ontem às 18:54
    Costa José
    Costa José Cara Cláudia Bernardo Partilho da sua indignação ,sobretudo se admitir tal como eu e sem reservas que o Pais de que fala estaria muito meu se o seu Partido e o meu ao longo destes 42 anos tivessem políticos ou governantes capazes de terem feito de Por...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 19:08
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    José Martins Soares
    José Martins Soares
    Foto de José Martins Soares.
    Gosto · Responder · Ontem às 18:56
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo E mais senhor costa, sociologia ou filosofia não alimenta ninguém, vivemos todos num país real com problemas grandes e preocupantes mas lá está, concentrem se em psds e líderes e afins e não tratem de vida não que o fim não ser pior que se avizinha.
    Gosto · Responder · Ontem às 18:57
    Vitor Manuel Marques
    Vitor Manuel Marques Eu vou estando atento como leitor aos vossos comentários e começo a pensar que realmente somos um povo de pacotilha e um povo reclamativo de sofá ou de internet. Aceito o contraditório.
    Gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:58
    Fernando Martins
    Fernando Martins · 9 amigos em comum
    Eu estive nas manifestações do movimento Indignados. Fiz a minha parte enquanto outros foram para a praia.
    Mas eu não ando em rebanho nem nunca fui um seguidor de massas. Penso pela minha cabeça ( bem ou mal ) e não sou fanático nem uso "palas" para só ver para a frente.
    Não gosto · Responder · 2 · 21 h
    Vitor Manuel Marques
    Vitor Manuel Marques Ora bem Fernando. Já somos 2. Eu também estive na rua na manifestação no Porto com um cartaz nas mãos.
    Não gosto · Responder · 2 · 20 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    José Martins Soares
    José Martins Soares Lá chegará a sua hora para bem de Portugal e do PPD/PSD
    Foto de José Martins Soares.
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:58
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo Gosto muito deste senhor mas rui rio para líder ou até primeiro ministro não é nem de perto nem de longe a sua hora, andam todos muito aflitos mas sosseguem porque só andam a estragar a sua possibilidade de liderança, mais nada!!!! Tenho imenso respeito e admiro mas não é a sua hora!!!! Aliás após passos coelho só vejo ele e pouco mais.
    Gosto · Responder · Ontem às 19:01
    Cipriano Sobreda
    Cipriano Sobreda Claudia Bernardo - Diz: "Aliás após passos coelho só vejo ele e pouco mais ". Conclusão que se retira do seu pensamento: Tanta uva para tão pouco sumo.
    Gosto · Responder · 2 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo O mal do portugues e sempre o mesmo e não muda, andam preocupados com os jogadores de futebóis e com o que ganha ou não ganha, mas não conseguem ver que esses jogadores que andam a pagar para serem sócios ganham fortunas, ceguinhos dá nisto. Enfim
    Não gosto · Responder · 2 · Ontem às 18:59

    ResponderEliminar