16/01/2016

Marcelo mais próximo da presidência ...




Após a primeira semana de campanha presidencial, Marcelo Rebelo de Sousa aumenta a vantagem para a concorrência, ficando mais perto de ganhar à primeira volta.

A última sondagem feita pela Eurosondagem para a SIC e Expresso, coloca o comentador político com 54,8% das intenções de voto, sendo o único a subir face aos demais candidatos.

Nesta inquirição pública, destaque ainda para Sampaio da Nóvoa que se coloca no segundo lugar com 16,8%, destronando Maria de Belém (16,3%).

Até agora, a ex-ministra da Saúde tinha sido sempre segunda, mas no último mês desceu mais do que o ex-reitor, perdendo terreno na corrida.

Marisa Matias continua em quarto lugar (4,8%), ganhando vantagem sobre Edgar Silva (4%).

Paulo Morais (1,6%) e Henrique Neto (1,1%) também descem, e Vitorino Silva, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira recolhem cada um apenas cerca de 0,2% das intenções de voto.

Como tinha previsto, depois dos debates em que Marcelo Rebelo de Sousa não se sente tão à vontade, As sondagens foram preocupantes ficando pouco acima dos 50%. Agora volta à velocidade de cruzeiro. Marcelo no contacto com as pessoas está como peixe na água. E, tem melhorado a olhos vistos. Todavia, a partir de agora o seu maior rival é a abstenção. Mas a incerteza se vence à primeira volta vai manter-se até ao fim. 

Analisando as percentagens os dois candidatos da área socialista ficam na casa dos 33%.  O PS nas legislativas teve 32,31% . O seu eleitorado mantém-se . Mas Marcelo tem muito mais do que os 37% que a coligação PSD/CDS obteve em Setembro nas legislativas.

Deste modo, conclui-se que Marcelo que tem um score de 54% , a sua estratégia abrangente está a dar os seus frutos.

A Marisa Matias tem vindo em crescendo  e Edgar Silva aguenta-se. Os outros candidatos sem máquina partidária e ostracizados infelizmente não têm hipóteses.

JJ

3 comentários:

  1. Pois é...
    Só demonstra, meu caro JJ, que o que conta não é a qualidade dos candidatos, mas a sua notoriedade televisiva.
    Ou seja, se não está na TV, não existe.
    Lembram-se do Massacre do Cemitério de Santa Cruz em Dili? Antes ninguém acreditava. Depois de passar na TV....foi o que se viu.

    Marcelo não é melhor que alguns dos candidatos (Nóvoa, Henrique Neto, Paulo Morais, Cândido Ferreira), nem fez, fora da TV, mais que estes, eventualmente até muito menos.

    Vamos eleger uma personalidade da TV.

    Marcelo percebeu isso e preparou de fininho a sua notoriedade na TV.

    Hoje penso que se Santana Lopes se tivesse candidatado as coisas poderiam ser complicadas para Marcelo.

    ResponderEliminar
  2. Que Deus nos livre, de levar com segunda volta...!
    Já ninguém aguenta...!

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Isso é o k vamos ver!
    Sondagens valem o que valem. O que me preocupa é a abstenção crescente.
    A vitória do Martelo,desculpem,prof. dr. Marcelo,não me surpreenderia dada por este povo, tem 1 valor pífio!!

    ResponderEliminar