08/07/2015

Grécia




Vou falar da Grécia noutra perspectiva . Toda a gente em Portugal anda preocupado com a Grécia, mas no fundo está-se marimbando para os gregos e Grécia . Está toda a gente com medo que sobre para nós. Os não políticos, cidadãos normais, com receio que a reacção em dominó por contágio torne a nossa vida mais difícil com mais austeridade e cortes salariais.

Os políticos que estão no poder receiam que a Grécia consiga melhores condições de pagamento e prazos mais dilatados  e caia por terra a máxima que não havia outro caminho que a férrea austeridade imposta aos portugueses,
Os políticos da oposição espreitam uma chance de fazer ver que haveria outro caminho diferente do seguido por este governo. Se a Grécia conseguir dar a volta a esta dramática situação.
Tudo que se passar na Grécia no dia-a-dia terá repercussões nas próximas eleições legislativas em Portugal e nos bolsos dos portugueses. É por isso que os portugueses estão preocupados e apreensivos. Este é que é o âmago da questão grega para os portugueses..
De resto falamos muito, mas o nosso egoísmo atroz e hipocrisia  diletante imperam como sempre. O défice público  teima em não baixar apesar da austeridade e o PIB ronda os 130%, contudo a venda de carros disparou e dos mais caros. Por outro lado, os bancos de forma subtil , já emprestam dinheiro para crédito pessoal. Onde é que eu já vi este filme!?
Os portugueses como sempre pensam é neles e em si próprios , os gregos que se arranjem . E, esperam que o que se passa na Grécia não nos atinja e nos passe ao lado.
JJ