14/05/2015

NÃO SÃO SÓ OS PAIS.... É TAMBÉM TODA UMA SOCIEDADE...




Hercília Oliveira 
Por estes dias, todo o país ficou revoltado com o vídeo que mostra a violência exercida sobre um jovem, por um grupo de outros jovens sobretudo raparigas.
Até parece, que isto nunca tinha acontecido. Aconteceu e acontece...!
Acontece desde há anos e com muita assiduidade! E, já não tem conta, as vezes que sobre isso me manifestei.
O problema, é que se não passa na TV, é como se não exista.
E também..., porque os principais responsáveis por a propagação destas situações ( pais, directores escolares, professores e sobretudo governantes), "olham para o lado", e não fazem o que lhes competem e que é sua obrigação.
Classificar estas atitudes, pelo menos da minha parte..., já me vai faltando as palavras.
Depois de tantas vezes me revoltar, com tantas e tantas situações de que este país diariamente me provoca, começo a estar numa fase em que não consigo articular qualquer palavra, e o meu desabafo se manifesta com algumas lágrimas, pela sensação de impotência de ver uma sociedade e uma geração de jovens, que é "vitima" de todos os principais responsáveis por ideologias que as desnudam  dos principais valores morais e responsabilidades cívicas.
Os pais, são sem dúvida os principais culpados.
Culpados por se terem deixado levar por ideias e ideologias, sabendo muitas vezes que estavam errados, mas que como a maior parte  da sociedade, se deixa levar pelas "modas", achando que com essa atitude são mais "modernos", mais evoluídos e melhor aceites por essa mesma sociedade.
E não se apercebem, ou muito tardiamente..., que muitas vezes eles são as principais vítimas da violência das suas crias!
Depois..., bem, depois temos uma sociedade que anda há 40 anos sendo governada por um grupo de políticos, que ao passar para essa mesma sociedade, a mensagem de que  políticos, governantes e outros indivíduos "poderosos", são apanhados em casos de corrupção e sem punição.
As escolas, são locais perigosos, sem regras que os responsabilize e puna, e em que os professores apanham dos meninos, dos pais dos meninos e nada lhes acontece!
Um país, em que os bandidos são protegidos e em que a polícia se tornou numa figura decorativa, e que muitas vezes nem em legitima defesa pode exercer qualquer tipo de força policial sobre os bandidos...!
Com todos estes exemplos vergonhosos de uma qualquer sociedade realmente evoluída..., como querem que os jovens dessa mesma sociedade se comportem!?
Depois.  bom..., depois temos as vozes dos iluminados  com as palavras habituais:" estamos chocados; vamos estar atentos..."
Meus caros Senhores..., vocês andam há 40 anos a ficar chocados e a estar atentos (!?)  e a verdade é que continuam a destruir a vários níveis a nossa sociedade, e querem continuar a destruí-la por quanto tempo mais!!??
Por mim..., há muito que vos tinha mandado para bem longe...