14/05/2014

Tempo - Alerta Não Oficial - Descida Acentuada das Temperaturas e instabilidade fora de Época - Sol e calor a quererem enganar mas, o frio, humidade e vento irão regressar e ocupar o seu lugar!

Caríssimos,
" Não gabes um dia bom sem lhe ver o fim..." e  " Maio que não quer trovoada, não dá coisa estimada. "
 Como vos tinha dito depois do calor os céus poderiam ficar zangados para o fim do período da previsão anterior e de facto parece confirmar-se, já que no próximo Quarto Minguante,o regresso do frio e humidade e quem sabe até pode nevar nos pontos mais altos da Estrela.
 No entanto, para já teremos  aguaceiros "tropicais" para amanhã ao fim do dia e no dia 16, em especial para a região Litoral Norte e depois a Centro e um pouco a Sul mas, sem alterações significativas na temperatura, por isso aproveitem bem este FDS 16/17/18.
Posteriormente, a partir de Domingo à tarde e para 2.ªfeira um fluxo de Norte irá mergulhar sobre a Ibéria e mudar drasticamente o estado de tempo, i.e. (19) espera-se uma descida acentuada das temperaturas na ordem dos 8 a 10ºC e com a possibilidade de aguaceiros a Norte do sistema Montejunto-Estrela ( onde poderá nevar nos pontos mais altos) e mais frequentes no Litoral. Depois, para dia 20 em diante, um possível cavamento da depressão a NW poderá sustentar ventos e ondulação forte mais a Norte assim como, aguaceiros mais persistentes e frequentes até ao dis 23/24, onde espero que as coisas melhorem um pouco e com o regresso do Sol e aumento de temperaturas para valores normais.
 Em termos agro-meteorológicos, altura de prevenir contra as oscilações drásticas das temperaturas, humidade e vento, pelo que aconselho vivamente aplicar soluções amigas do ambiente para proteger o melhor possível as culturas, em especial  vinícolas (maior parte já está na fase de floração ou alimpa), frutícolas e mesmo e hortícolas.
 De assinalar, oscilações significativas das temperaturas, da humidade e vento conforme referido, além de que o casaco será ainda amigo...
 Resumindo, as condições atmosféricas a partir de Domingo mudarão drasticamente,até quase ao fim do período de previsão, mais por causa do fluxo e quadrante do frio e do vento que ajudará a sustentar o desconforto térmico, do que propriamente da chuva, porque essa será bem-vinda.  Para a transição do mês aguardo alguma estabilidade mas com possível Nortada no vento para o "upwelling" alimentar a peixaria na nossa costa.
 Mário Marques
 Planoclima 2014