" Não gabes um dia bom sem lhe ver o  fim..." e  " Maio que não quer trovoada, não dá coisa estimada. "
 Como vos tinha dito depois do calor os céus poderiam ficar zangados para o  fim do período da previsão anterior e de facto parece confirmar-se, já que no  próximo Quarto Minguante,o regresso do frio e humidade e quem sabe até pode  nevar nos pontos mais altos da Estrela.
 No entanto, para já teremos  aguaceiros "tropicais" para amanhã ao fim do  dia e no dia 16, em especial para a região Litoral Norte e depois a Centro e um  pouco a Sul mas, sem alterações significativas na temperatura, por isso  aproveitem bem este FDS 16/17/18.
Posteriormente, a partir de Domingo à tarde e para 2.ªfeira um fluxo de  Norte irá mergulhar sobre a Ibéria e mudar drasticamente o estado de tempo,  i.e. (19) espera-se uma descida acentuada das  temperaturas na ordem dos 8 a 10ºC  e com a  possibilidade de aguaceiros a Norte do sistema Montejunto-Estrela ( onde poderá  nevar nos pontos mais altos) e mais frequentes no Litoral. Depois, para dia 20  em diante, um possível cavamento da depressão a NW poderá sustentar ventos e  ondulação forte mais a Norte assim como, aguaceiros mais persistentes e  frequentes até ao dis 23/24, onde  espero que as coisas melhorem um pouco e com o regresso do Sol e aumento de  temperaturas para valores normais.
 Em termos agro-meteorológicos, altura de prevenir contra as oscilações  drásticas das temperaturas, humidade e vento, pelo que aconselho vivamente  aplicar soluções amigas do ambiente para proteger o melhor possível as culturas,  em especial  vinícolas (maior parte já está na fase de floração ou alimpa),  frutícolas e mesmo e hortícolas.
 De assinalar, oscilações significativas das temperaturas, da humidade e  vento conforme referido, além de que o casaco será ainda amigo...
 Resumindo, as condições atmosféricas a partir de Domingo mudarão  drasticamente,até quase ao fim do período de previsão, mais por causa do fluxo e  quadrante do frio e do vento que ajudará a sustentar o desconforto térmico, do  que propriamente da chuva, porque essa será bem-vinda.  Para a transição do mês  aguardo alguma estabilidade mas com possível Nortada no vento para o "upwelling"  alimentar a peixaria na nossa costa.
 Mário Marques
 Planoclima 2014

