09/04/2014

[Previsão Planoclima] - Estado do Tempo até 20 de Abril 2014 -Sol apreciado mas depois triste e escondido, embora a Páscoa seja Rainha com Sol desmedido!

Caríssimos,
 " Vinha que rebenta em Abril dá pouco vinho para o barril."
Na próxima fase Lunar de Lua Cheia, iremos assistir a uma semana que antecede a Páscoa mais cinzenta e fresca, sobretudo de 15 a 19, mas sosseguem porque o dia de Páscoa salvará a reunião familiar. Até lá alguma trovoada a Norte e calor no fim-de-semana 12/13 o que dará para passear por este Portugal belo e digo-o porque já estive noutros países e somos tão pequenos e tão diversificados...até no clima.
Os nevoeiros matinais também poderão formar-se nos locais mais abrigados, além disso a nebulosidade alta será rainha a partir da próxima 2ª acompanhada por uma ligeira descida das temperaturas.
 De salientar as oscilações de temperatura, alguma trovoada no Interior Norte e Bons estados de tempo intercalados e a Sul outro contraste.
Em termos agro-meteorológicos calma e serenidade ajudarão as culturas de sequeiro e a consolidação da floração e consecutiva polinização das árvores de fruto, salvo uns dias de frescura já mencionados. Para a vinha bons tempos para uma melhor rebentação e protecção dos sensíveis ramos iniciais quer seja da saída das folhas, ou das que já estão livres, no entanto ainda será cedo porque em Abril a rebentar....
 Resumindo, o bom tempo e a valma poderão originar alguma trovoada, depois deste período algo de brusco poderá surgir...
 Boa Páscoa
 Mário Marques
Geógrafo/Agricultor