Durante anos pagamos esta taxa de audiovisual na factura de electricidade , 2,25€ sem ter um serviço público digno e justo.
Esta taxa pressupõe que todos os portugueses vêem a RTP e ouvem a Antena 1, o que nao é verdade : mesmo que não se veja ou ouça tem que se pagar.
Vamos passar a pagar 2,80€ para bem de uma empresa falida e mal gerida.A contribuição audiovisual rende actualmente aos cofres da estação pública 147 milhões de euros anuais. Assim fazem mais 20 milhões ( 167milhões) e dá para despedir pessoal e tudo mais, à custa de quem tem factura de eletricidade. O Estado deixa de dar ajuda compensatória ( 57 milhões) e vai buscar aos bolsos dos consumidores quase metade ( 20 milhões).
Desculpem lá, e quem não tem factura de luz e vê televisão? Porque não paga a referida taxa?
E se eu provar que não vejo a RTP e vejo por exemplo a TVI ou SIC ou outras estações de televisão?
Enfim não me importaria de pagar a referida taxa se tivesse um bom serviço de televisão pública e que desse oportunidade a todos, e não, sempre os mesmos. Por outro lado, enferma de excesso de partidarite e esquece-se que mais de 50% dos portugueses não votam ou votam em branco ou voto nulo e não se revêem no que é difundido ( programas, noticiários, etc.).
Pensem nisso... É por isso que as audiências e o seu share são cada vez menores.
A RTP tem que ser gerida e viver apenas com as verbas da contribuição para o audiovisual e fazer um verdadeiro serviço público sem publicidade.
JJ