29/08/2013

PS e Gaia

Nas eleições autárquicas de 2009 foi esta a distribuição dos presidentes de câmara por partidos e vitórias eleitorais, no distrito do Porto:

Amarante - PS ; Baião - PS ; Felgueiras PSD/CDS ; Gondomar - Valentim Loureiro ; Lousada - PS ; Maia - PSD/CDS ; Marco de Canaveses - PSD ; Matosinhos - PS ; Paços de Ferreira-PSD/CDS ; Paredes - PSD ; Penafiel - PSD/CDS ; Porto PSD/CDS ; Póvoa de Varzim PSD ; Santo Tirso - PS ; Trofa - PS ; Valongo PSD/CDS ; Vila Nova de Gaia - PSD/CDS ; Vila do Conde - PS

As câmaras mais emblemáticas e com mais peso no distrito do Porto são a câmara do Porto, Gaia e Matosinhos . Porém o PS ainda não percebeu que a câmara de Matosinhos muito dificilmente se manterá no PS . Guilherme Pinto agora como independente , fez um bom trabalho e dado que quem está no poder tem alguma vantagem , mas também por ter uma atitude pró-activa e congregadora . Por muito que António Parada faça com engenho,arte e ajuda sistemática do líder do PS , António José Seguro não vai vencer. 

No Porto, Manuel Pizarro tarda  em arrancar apesar de ter sido um bom secretário de Estado da Saúde e fazer uma campanha positiva , não estava a contar que Rui Moreira surpreendentemente tira votos a Luís Filipe Menezes mas também ao PS.

Deste modo duas câmaras emblemáticas estão perdidas para o PS: Matosinhos e Porto. Resta a CM Gaia em que Eduardo Vítor Rodrigues tem feito uma campanha pela positiva e tendo uma oportunidade de ouro de vencer , por muitas e variadas razões : saída de Menezes ; divisão no PSD ; mas essencialmente porque fez uma boa oposição durante a legislatura e é um bom candidato.

Deste modo o que anda a fazer o PS Nacional ? Seguro deve ter a percepção que Matosinhos e Porto estão perdidos e Gaia tem todas as condições para vencer. 

António José  Seguro deu o poder às bases e não impôs as suas escolhas  para candidatos, na altura que precisava de ser reeleito líder do PS contra um António Costa sempre presente.

Mas agora não se trata de segurar o Partido trata-se sim de conseguir uma vitória autárquica e uma boa gestão nas apostas eleitorais .

Não percebo porque é que Seguro já foi inúmeras vezes a Matosinhos e veio a Gaia unicamente à apresentação do candidato! Porque aposta mais numas Câmaras do que noutras? Porque não vem mais vezes a Gaia sabendo-se que a vitória será uma questão de detalhes?

Continuando com estes critérios o PS arrisca-se a não vencer as autárquicas ou ter um vitória minimalista por lógicas incompreensíveis . O PS tem tudo para ter um bom resultado, assim o saiba fazer, gerir expectativas e realidades.

JJ