28/08/2013

OS MEUS VERDADEIROS HERÓIS

Hercília Oliveira
Mais um ano, e mais  um verão em que a praga dos incêndios nos faz  passar  por uma angustia e uma revolta cada vez maior.

Neste país, nada se resolve ou se realiza que nos faça sentir protegidos, ou que tenha um mínimo de bom senso pela parte de quem tem o poder e a obrigação de o fazer.

Mais um ano em que casas são destruídas, florestas desbastadas e vidas  perdidas.

Todos os anos os valorosos bombeiros , na sua maior parte voluntários, se esforçam e travam uma luta terrível para acudir a esta tragédia.

Mesmo os que têm algum tipo de recompensa é sempre com pequenos salários e muitas vezes com poucas condições de vida e de meios para combater os fogos.

E todos os anos estes grandes homens arriscam as suas vidas acabando alguns por a perder.

E todos os anos eu sinto uma enorme revolta com o que invariavelmente  acontece: a maior parte do fogos são postos e os incendiários quando são apanhados é raro termos notícias das penas que lhes são aplicadas.

Na maior parte dos casos a sensação que temos é que não lhes acontece nada.

E mesmo  as decisões mais simples de aplicar, como proibir imagens nas televisões que são um incentivo para os incendiários, à medida que em tempos foi anunciada de que durante o verão esses bandidos voltarem à cadeia para não se tentarem e voltar a fazer o mesmo crime, pelas notícias que tenho ouvido nem isso é feito!?

É um país abandonado à sua triste sorte de ter uns governantes que só são eficazes na governação dos seus próprios interesses..., mais nada.

Estes homens, que todos os anos apesar de todas estas injustiças e com todas as dificuldades, continuam arriscando as suas vidas para ajudar quem desesperadamente deles precisa, são para mim e com toda a certeza para a maioria dos portugueses, uns verdadeiros heróis de quem muito nos orgulhamos e muito lhes agradecemos.

Quanto aos políticos, se vergonha tivessem, só sairiam à rua de cara tapada e com lenço preto.