14/09/2012

PAULO PORTAS

Paulo Portas e a sua importância , este político é pródigo em fazer-se valer mais do que vale . Sendo o CDS o partido mais pequeno da coligação e portanto com menos peso politico na acção e decisão , consegue fazer com que o país fique suspenso da sua decisão, até sábado. Pedro Passos Coelho na sua entrevista esta 5ª.feira , nada mudou no essencial ( austeridade terrífica).
  Pedro Passos Coelho conseguiu ter todos contra ele : PS , PCP , BE , patrões , trabalhadores , parte do PSD ( não tem-no todo porque é poder) e o CDS de uma forma envergonhada .
O poder de Paulo Portas é enorme pois a sua posição tem consequências na queda ou manutenção do governo. O PS pode dizer , fazer e acontecer , mas não passa disso. Limita-se a marcar a sua posição , não tem força , nem moral , nem número de deputados para derrubar o governo. Veja  a composição do Parlamento depois das eleições legislativas em 2011:

    PSD - 108  ; PS - 74  ;  CDS - 24  ;  PCP - 16 ;  BE - 8 
Paulo Portas tem que saber muito bem gerir a sua posição sem ser acusado de derrubar este governo , mas marcar a sua posição- ser contra este ataque aos bolsos dos portugueses. Paulo Portas ao enviar uma carta aos militantes , há tempos, a dizer que não há espaço para mais impostos , não tem outra saída - deve deixar o governo. Este esbulho fiscal e confisco como o disse várias vezes não é aceite pelos portugueses. A única saída é sair . Eu sei que vai ter muita pressão para se manter . Sempre os lugares e as benesses. Mas o curto prazo não é a melhor solução . Estica a corda e se não recuarem deve sair. Em novas eleições terá muitos mais votos , em vez de 24 terá o dobro e será preciso um autocarro de 2 andares para levar os seus deputados.
  Se ficar e tentar minimizar o efeito das medidas de austeridade com contra-proposta selectiva , os portugueses não irão na cantiga. Não há retorno possível. O PSD não vai nisso e não ficará com o ónus de toda a responsabilidade, nesta confusão fantasmagórica.
   Paulo Portas deve abandonar o governo, alegando que apoiará o governo no Parlamento com voto a favor ou abstenção dos seus 24 deputados. Os votos da esquerda PS , PCP e BE ( 74+16+ 8) somam 98 . Não chegam para derrubar o governo do PSD com 108. 
  Desta forma o CDS sairá reforçado e credível perante os portugueses. Se não o fizer , pode ficar neste governo até ao fim desta agonia e dar as explicações mais esfarrapadas que quiser . Porém em novas eleições será pulverizado e voltará a ser um partido de táxi ( 4 deputados) ou porventura de mota ( 2 deputados).
    O país está nas mãos de Paulo Portas , para o melhor ou para o pior.

JJ