Vai entrar em vigor um novo código laboral e não é nada simpático para quem trabalha por conta de outrem. Ter-se-á que trabalhar mais 7 dias , suprimem-se 4 feriados.As alterações mais polémicas : banco de horas individual por acordo táctico ; trabalho extra pago a metade e com menos descanso ; menos feriados e redução das férias para 22 dias; falta nas pontes implica perda de salário ; despedimento por inadaptação alargado; indemnizações mais baixas a partir de Novembro ; menos controlo por parte da inspecção do trabalho ; etc.
Não concordo com muitas destas medidas , então em relação ao despedimento , para quem trabalha fica nas mãos do humor e feitio do patrão. E, já agora não haverá possibilidade de despedir patrões? OU penalizados severamente por conduta inadequada e dolo , por prejudicar a empresa e os trabalhadores?
O que é perplexo o governo em algumas áreas foi mais longe do que exigia a troika. Continuamos com a mentalidade de agradar a qualquer preço aos de fora . Os de casa ( portugueses) comem e calam. O lema é mais trabalho por menos dinheiro .
JJ