28/03/2012

"OS COITADINHOS"

A vida está difícil para todos os portugueses, (ou melhor, quase todos...) mas para os jovens que estudam pelos vistos está insuportável!
Até que eu os entendo. Os transportes estão mais caros, as propinas custam mais, as bolsas serão atribuídas com mais restrições, enfim..., tudo mais difícil.
Ora, até do frio que passam nas escolas que não têm dinheiro para aquecimento, estão privados.
Pois é..., a vidinha que estes meninos estavam habituados, também vai mudar..., tem mesmo que mudar.
Estes meninos desconhecem que no tempo dos pais ou dos avós, também havia frio, mas eles não iam para as escolas no inverno, vestidos como se estivessem no verão!
As meninas não iam para escola com os umbigos de fora e os meninos com as calças descidas que parece que saíram do WC e se esqueceram de as puxar. Agasalhem-se...!
Quanto ao dinheiro que começa faltando para os estudos..., os meninos também não sabem (porque ninguém se dá ao trabalho de lhes explicar...) que há muitos portugueses adultos e com idade avançada, que se formaram tendo os pais muito menos possibilidade de pagar esses estudos. Iam a pé..., só usando transporte quando as distancias eram muito longas. Hoje é ver alguns destes infelizes meninos, irem para escolas em" máquinas" que nem os professores têm...!
Estes meninos não sabem o que é ter que fazer sacrifícios e esforços para se conseguir o que quer que seja na vida...! Tudo lhes tem sido oferecido e por isso cada vez mais não estão preparados para enfrentar dificuldades.
Os meninos têm tido dinheiro para saírem todos os fins de semana para "os copos", para tabaco, para cinema e as respectivas pipocas, para consumo de telemóvel (s) e outros aparelhos topo de gama . Viagens aos 16/17 anos para Llorete del Mar para mais se embebedarem e até fazerem extravagâncias que os levam a perder a vida.
E ainda há os concertos que estão sempre esgotados, com jovens que fazem fila durante horas para obterem o tão desejado bilhete.
Claro, agora os pais não vão poder manter este grande estilo de vida aos meninos que até desde cedo, apesar de os pais lhes sustentarem esta vidinha fácil, ainda recebem mesada!?
E com os gastos são muitos..., os avós muitas vezes também dão mesada...!
Tenho a certeza que se somarem as despesas que estes luxos lhes custam, verão que podem continuar estudando e que ainda sobra algum. Só que também não sabem poupar...!
Por isso é que as crises por vezes são importantes para colocar as "coisas" no seu devido lugar.
Deixem de ser piegas, e lutem pela vida, pois só assim ela é realmente vivida e com valor.


Hercília Oliveira