19/07/2011

SUBSÍDIO DE NATAL


O corte no subsidio de Natal e a sua aplicação mostra-me o que de pior tem a política e os políticos. As imprecisões , as interpretações e depois a sua aplicação. A política deve tratar do que é necessário,serviços para os cidadãos e não poder político nem entelequia ( algo difícil de entender ) . Coisas práticas e fáceis de entender. Este corte não me parece fácil de entender . No início ficou-se com a ideia que era metade do subsidio de Natal , acima do salário mínimo, depois era metade do que ia acima do salário mínimo , e por fim vai ser mesmo 50% do valor líquido do subsidio de Natal.
Já cansa e não há pachorra dizerem uma coisa e depois não é bem assim. O melhor teria sido estarem calados e quando dessem a noticia fosse credível , clara e concisa. Uma questão de pormenor , a forma de calcular a retenção na fonte no subsidio de Natal difere substancialmente da forma como será apurado o imposto em 2012. Os contribuintes, a maioria ( 2/3) vão pagar mais na retenção na fonte do que deviam , acabando para o ano em serem reembolsados. Os outros 30% vão acabar por pagar mesmo metade do seu subsidio de natal , valor líquido, sem descontos do salário mínimo ( quem recebe acima de 1300€ ) . Os que ganham mais de 2500€ pagarão mais de metade do subsidio de Natal.
Não questiono o critério ,mas em política é preciso vê-la por dentro e por fora sob o ponto de vista do que é a política e de quem não gosta da política. Há gente que já perdeu a fé nos políticos e no país. Estão fartos de sorrisos brancos, fatos escuros, interesses obscuros, demagogia,meias-verdades, ocultar factos, mentiras, etc. Um palavreado contínuo, uma retórica brilhante vazia de conteúdo e inacção.
Depois não se queixem...
JJ