foto Vitor Alves: CdP
Ontem li no JN na primeira página: « Marco António , o político que fez cair Sócrates» e por baixo acrescenta que, « avisou Pedro Passos Coelho ou havia eleições no país ou no PSD». Sinceramente sou amigo de Marco António Costa , já esteve no Clube dos Pensadores mas não entendo estas frases. Primeiro quem fez cair José Sócrates foram os portugueses , ao estarem fartos do seu governo , votando na mudança, mas foi mais um voto contra Sócrates do que a favor de Passos Coelho.
Segundo não fico com boa impressão de Passos Coelho se cede ou vai ceder a este tipo de chantagem de quem domina o aparelho de um partido. Com isto quero dizer que Marco António pretendeu dizer ( penso eu): « caro Passos Coelho ou provocas eleições no país ou arregimento as minhas tropas ( militantes do PSD) e desencadeio um congresso extraordinário e apeio-te do poder.
Marco António , veio de Valongo para Gaia , no início acumulou o cargo de deputado com a de vice-presidente da CM Gaia . Agora é só vice-presidente, é uma pessoa trabalhadora e capaz , mas calma, o excesso é um exagero . A sua ambição é grande e não é um defeito , fala-se para Ministro , pois Presidente da Câmara está na calha com a saída de Luís Filipe Menezes.
Como alguém que vive em Gaia há 27 anos não fico sossegado com este tipo de frases e muito menos para quem pode ascender à chefia da Câmara em 2013. Espero que quem fique na CM Gaia siga o exemplo de Menezes ;ouvir as pessoas , ser cordial , não perseguir ninguém por ter ideias diferentes e não fazer revanche. Nestas eleições legislativas em Gaia o PSD teve 36,92% e o PS 31,67% ,o PSD muito abaixo do PSD nacional ( 38,63%) e o PS muito acima do PS nacional ( 28,05%). Este tipo de tiques de autoritarismo e de controle de tudo, pode ser contraproducente e ter um efeito perverso. A ordem dos factores nem sempre é arbitrária pode ser inversa.E,as pessoas não se devem impor mas ser aceites.
JJ