08/03/2011

LIBERDADE!?


Em Portugal a falta de liberdade de expressão e de opinião sem consequências é uma miragem. A democracia ainda é um embuste, simulada e bizarra. Vem isto a propósito de um coordenador da DREC que foi demitido por ter assinado um abaixo-assinado que critica o actual modelo de avaliação dos professores . Ernesto Paiva , militante socialista coordenava a Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra. A causa da demissão - quebra de lealdade e o dever de lealdade não lhe permitia discordar do Ministério da Educação.
Este funcionamento defeituoso da nossa democracia em que se confunde lealdade com capacidade de agir e opinar nunca pondo em causa o seu profissionalismo. Ser leal não é estar calado e ser uma correia de transmissão do que os outros pensam e impõem. Em Portugal e com este governo ter opinião ou discordar é sinónimo de ser despedido. O medo e a coacção continuam a vencer. Estes hábitos políticos , práticas enraizadas de censura e perseguição , sem direito à diferença e ao livre pensamento . É isto uma democracia ? Não se pode ter opinião ? Onde está a liberdade de expressão?
Ser leal não é estar de acordo sempre . O que nós todos como cidadãos e democratas devemos ser leais aos nosso princípios e o que as nossas consciências nos ditam. Perante isto tenho um sorriso mefistofélico...


JJ