Aníbal Cavaco Silva toma posse amanhã , dia 9 de Março , inicia deste modo o novo mandato de 5 anos , até 2016 como Presidente da República. E, começa logo com um mandato agitado: moção de censura do BE ,manifestação da geração à rasca, a Europa e a crise, etc.
A partir de agora Cavaco Silva tem plenos poderes para demitir o governo se for aprovada uma moção de censura , a não aprovação de uma moção de confiança , entre outras situações.Mas o mais importante poder é a dissolução da Assembleia da República.
O novo presidente agora reeleito deve ser mais interventivo e deixar-se de palavreado vão e agir. Solicitar a José Sócrates estar presente e presidir aos Conselho de Ministros ( está consagrado na lei ), convocar extraordinariamente a Assembleia da República ou dirigir mensagens sempre que ache importante. Reunir mais vezes o Conselho de Estado , e o mais importante , dizer o caminho que se deve seguir , pela sua experiência de Ministro das Finanças e Primeiro-Ministro de Portugal.
Se este mandato for de pura retórica e não de pura exigência e prestação de contas , poderá ser acusado de quem cala e nada faz , consente. E, os portugueses não lhe perdoam essa inacção escudando-se nos seus poderes limitados na governação. Arrisca-se a sair pela porta de trás e não pela da frente.
JJ