07/03/2011

HOMENS DA LUTA


Os Homens da Luta do grupo Gel e Falâncio com a canção a luta é alegria não deixa de ser um aviso , uma forma de protesto perante a crise e o que se passa no país. As coisas não estão bem e há um mal-estar crescente. Pode ou não, passar de um fenómeno localizado no tempo e por moda. A canção dos Deolinda , parva que sou, fez fulgor , falando da juventude e da sua relação com a sociedade. Esta canção dos Homens da Luta fala da crise.
Parece que voltamos ao 25 de Abril , é um misto de paródia, gozo e contestação. Este resultado foi conseguido pelo televoto ( ligava-se a votar e pagava-se 60 cêntimos + IVA), contrariando o voto do júri.
Nas eleições presidenciais o voto em José Manuel Coelho residiu na malta nova,no gozo e brejeirice para a risota e chacota das pessoas.
Esta vitória é um epifenómeno imitacionista de contestação ao sistema político e um divertimento para quem os ouve e vê. Está na moda fazê-lo , há sinais de inquietação , a manifestação da geração à rasca que abafou outra manifestação contra a classe política , os Deolinda , Os Homens da Luta, etc. É preciso mais sociedade como lema , menos impostos,menos intervenção estatal,menos proibições,menos meterem-se nas nossas vidas e mais liberdade. A sociedade tem que ter mais poder e ser digna , a nossa sociedade sente-se humilhada . Se calhar o avatar do país começa por aqui...

JJ