14/02/2011

MOÇÃO DE CENSURA

Enquanto no Egipto vê-se algo único e lindo a caminho de uma democracia . Nós que vivemos em democracia e que já nem damos valor à liberdade, ficamos muito surpreendidos e outros zangados, pelo BE apresentar uma moção de censura ao governo. Com todo o respeito é um direito que lhe assiste. Essa moção é apresentada dia 10 de Março , no dia a seguir à tomada de posse do Presidente da República. Desta forma a moção tinha eficácia se fosse aceite .

É evidente que não vai ser aprovada. O PS (97)vota contra e o PSD( 81) abstém-se . O CDS ( 21) não interfere nestas contas , nem o BE (16) , nem o PCP (15) pois mesmo que votem todos a favor , não chega para aprovar a moção.

Em democracia há eleições em datas normais , antecipadas , propostas de lei , recusa de propostas de leis, etc. ,temos que nos habituar a esta imprevisibilidade e mudança de rumo. Só nas ditaduras é que é sempre o mesmo e depois dá no que deu, como no Egipto. Em relação à oportunidade da moção de censura , isso é outro assunto , mas os portugueses em próximas eleições dirão de sua justiça , quer seja aprovada ou rejeitada esta moção. Os governos não são eternos , a Assembleia da República não é eterna , os deputados não são eternos e o primeiro-ministro não é eterno , mas este parece...
JJ