20/12/2010

REFORMA DAS PENSÕES EM ESPANHA


A diferença na acção na concretização e no cuidado da aplicação desta alteração que mexe com a vida dos espanhóis. Em Portugal tudo foi feito à socapa e em supetão em plenas férias dos portugueses em 2005 , estou bem recordado. Podem dizer-me a idade da reforma em Portugal é mais baixa ( 65 anos) do que a que vai passar a vigorar em Espanha ( 67 anos) mas será gradual , flexível e pelo tempo fora.

Esta reforma em que a idade de reforma passará de 65 para 67 anos , terá em conta os factores de flexibilidade razoáveis devido a diferentes condições de trabalho e os anos de desconto. O trabalhador poderá decidir a sua vida com calma e vendo o melhor para ele.

O aumento da idade de 65 para 67 anos será feita com aumento de 2 meses cada ano a partir de 2013 . Reparem que é lenta e gradual demorará até 2023 até atingir os 67anos . Aqui em Portugal , a idade de reforma deveria aumentar dos 60 anos para os 65 anos em 10 anos , terminando em 2015, todavia já foi decretado por lei a aposentação aos 65 anos , encurtando o período de transição.

Darão incentivos a quem se mantiver no activo com melhoramento da sua pensão , para além da idade de reforma e terá em conta o período de anos que se descontou independentemente da idade . Para profissões duras e de grande desgaste físico e paíquico , estou a lembrar-me dos professores , mineiros , etc , devidamente enquadrados pelas altas instâncias internacionais nesta matéria, haverá excepções . Em Portugal é tudo por igual e por atacado. Enfim !

Eu sei que estamos num momento histórico de mudança e que é preciso todos fazermos esforços para a sustentabilidade do sistema para daqui a uns anos. Mas em Espanha as coisas fazem-se de modo a um qualquer cidadão poder tomar a decisão que melhor lhe convém com tempo e com informação transparente e que lhe permita, com calma, sem pressas e, sem medo que as regras do jogo mudem sem contar. As reformas devem ser progressivas e flexiveis , Era isso que o antigo líder do PS Ferro Rodrigues e antigo Ministro do Trabalho queria fazer bem antes de 2005.

Mas voltando a Espanha , assim gosto e quem está à frente dos destinos do Governo é um senhor socialista José Luis Zapatero pelo qual tenho muito apreço.


Joaquim Jorge