20/12/2010

NATAL


Lá tenho sobrevivido ao Natal, o que tinha para comprar , pouca coisa, já o fiz há algum tempo. O consumo disparou apesar da crise . Não nos conseguimos libertar do materialismo, estamos a perder de vista, já há muito tempo, o essencial , as relações humanas.
Devemos cultivar a felicidade , as boas relações e ter paz. A crise de valores e da própria consciência imperam. Nesta altura de Natal , muitos de nós relacionam-se com os outros , não por que querem ou lhes apetece, mas sim , porque sentem a obrigação de o fazer . Há uma série de rituais e tradições impostos pela sociedade .
Eu não o vou fazer ,nem me sinto mal com essa atitude e, não me importo de ser julgado por isso. Não sou hipócrita e não me resigno ao ter que ser para ficar bem visto. Há gente que não me dou nem me quero dar e longe da vista para não me incomodar. Há gente que só vê-la me incomoda , outra tenho saudades,simpatia ,afecto , cordialidade e até cumplicidade.

É impossível darmo-nos com toda a gente , ainda mais , se for família . Os amigos posso escolher , a família infelizmente não.

Para mim um bom Natal é estar em paz e sossego , quentinho e com pessoas que tenho alguma empatia. O Natal muitas vezes é conflito emocial , situações angustiantes, discussões estéreis que sinceramente não valem a pena...

Joaquim Jorge