21/12/2010

Desvarios em tempo de eleições

Daniel Braga **


Estamos em tempo de campanha, a cerca de um mês para a eleição presidencial, e segundo as últimas sondagens tudo se conjuga para que Cavaco Silva seja reeleito Presidente da República e logo à 1ª volta (como se sabe a eleição do PR faz-se, no nosso sistema eleitoral, segundo o sistema maioritário a duas voltas *). Perante tal vantagem, os adversários políticos de Cavaco Silva começam a ficar algo nervosos, começando a atacá-lo através de atoardas que podem causar não mais do que o efeito de ricochete, prejudicando as suas próprias candidaturas.
Dizer que o actual PR tem alguma coisa com o caso BPN é o mesmo que dizer que o candidato Francisco Lopes é o responsável por todo um período (1974-1975) em que o PCP quase conduziu o País ao caos e à guerra civil. Dizer que Cavaco Silva "colaborou" com o Estado Novo (candidatura de Manuel Alegre) pode significar o mesmo que ele, Alegre, também preferiu estar em exílio dourado fora do País, em vez de combater o regime cá dentro como o fez Sá Carneiro, Pinto Leite e outros com a chamada Ala Liberal. Não me parece que o combate político se faça por esses caminhos tortuosos e não apontando o dedo a políticas falhadas no domínio da saúde, educação e finanças a que o actual PR possa não ter tido uma posição mais actuante e de resistência. Essas mesmas políticas estão-nos a conduzirem para um desastre económico e social e é actuar de uma forma preponderante contra essas mesmas políticas que deve ser o papel do próximo PR. E aí pela sua experiência, postura de Estado, sentido da responsabilidade e dever patriótico parece-me Cavaco Silva o mais capaz de levar por diante esse desígnio nacional que é colocar Portugal outra vez na senda do prestígio, da responsabilidade e do restabelecimento dos princípios da ética e dos valores.

* Sistema maioritário a duas voltas: se o candidato mais votado tiver maioria absoluta é eleito logo à primeira volta. Caso contrário terá de haver uma segunda votação a que concorrerão os dois candidatos mais votados (que não tenham retirado a sua candidatura).

** Apoiante do Professor Cavaco Silva.