09/11/2010

PODER LOCAL


A gestão das Freguesias , na sua maioria está inviabilizada por falta de verbas. O presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) alertou hoje que, devido à perda sistemática de verbas pelas freguesias nos últimos Orçamentos do Estado, a maioria das quais está "completamente inviabilizada". o Orçamento de EStado volta a não prever verbas para salários.
Andam a brincar com as pessoas! Neste país quem está nos patamares mais baixos é que amola , paga tudo e leva com tudo em cima de si.
Quando há eleições fala-se sempre do poder local , da sua utilidade e importância. unicamente para sacar votos e pôr os desgraçados a trabalhar para os senhores da política quer de Câmaras quer nacionais.
Acho que há autarcas a mais, num país tão pequeno. Dever-se -ia fazer uma reordenamento do território com muito menos freguesias e Câmaras . Mudar a lei autárquica em que consagre aos vereadores da oposição um salário digno e se reduzisse drasticamente a Assembleia Municipal. Transformar muitas freguesias em lojas do cidadão , prestando serviços às pessoas dessa terra. Mas em Portugal todos gostam de dizer que tem um lugar e são 57.075 de autarcas!

Presidentes de Câmara - 308
Presidentes de Junta de Freguesia - 4259
Vereadores - 2046
deputados municipais -6885
membros de junta de freguesia 13.646 ( secretários e tesoureiros)
membros das assembleias de freguesia - 34489

Tanta e tanta gente! Respeito imenso o poder local e acho-o necessário , mas por favor rentabilize-se este serviço às pessoas com efectiva proximidade , eficiente e bem remunerado. Acabe-se com muitas Freguesias e Câmaras.Há freguesias pelas suas dimensões devem tornar-se Câmaras , há Câmaras que devem tornar-se freguesias e outras pura e simplesmente desaparecer.


JJ