16/10/2010

FERNANDO TEIXEIRA DOS SANTOS

O Ministro das Finanças , Teixeira dos Santos , um dos melhores ministros das Finanças no pós-25 de Abril e o melhor Ministro de José Sócrates, não lhe pode ser assacada culpas do atraso na entrega do orçamento .


Sempre tive boa impressão deste Ministro que ocupou o lugar deixado por Campos e Cunha., trabalhador , honesto , inteligente, pragmático e com bom feitio para aturar José Sócrates.Ainda subiu mais na minha consideração quando no fim da anterior legislatura acumulou a pasta da economia pelo saída de Manuel Pinho , pelo seu gesto infeliz na AR.


Homem de ir à luta , dar a cara e solidário.

Primeiro estava a fazer um orçamento baseado nas premissas do PEC2 mas tendo em conta a turbulência dos mercados abateu-se um tsunami sobre Portugal ( PEC3) e naturalmente demora tempo a alinhavar novo documento e sem gralhas . Este OE mexe com a vida de toda a gente, a responsabilidade é enorme e mexe em quase tudo da estrutura económica-financeira do país.

Acresce a tudo isto as Estradas de Portugal apresentou um saldo bem mais negativo do que o esperado pelo Executivo este ano, em parte devido à falta da cobrança de portagens e pelo cancelamento da concessão centro.

Teixeira dos Santos é que tem aparecido nos momentos mais difíceis e dramáticos . mas o responsável máximo é José Sócrates e não o Ministro das Finanças , algumas destas políticas e medidas , já teriam sido tomadas e de outra forma provavelmente se fosse ele a mandar.

José Sócrates tem-se escudado e protegido em Teixeira dos Santos . Este serve de almofada ao Primeiro-Ministro. O Ministro das Finanças limita-se a planificar a politica deste governo , não a sua, deste modo não é o culpado de todos os males deste país.


JJ