08/01/2010

ACORDO NA EDUCAÇÃO

Joaquim Jorge


Lição Política



O acordo político conseguido esta madrugada entre os sindicatos e a o Ministério da Educação traz à liça uma conclusão muito importante.

Em política não se consegue impor políticas e directrizes contra as pessoas , é fundamental envolvê-las na discussão dos objectivos traçados e esgrimir pontos de vista . Ao fazer -se este acordo prova-se a perda de quatro anos e que já se poderia ter feito muita coisa antes. Perdeu o país, os professores , os alunos e os pais. Os culpados foram indubitavelmente os membros da anterior equipa ministerial , no fundo, mantiveram-se os mesmos dos sindicatos em sede de negociação , o que se alterou foi a equipa da Educação com uma nova Ministra, Isabel Alçada e um novo secretário de Estado da Educação , Alexandre Ventura.

Esta Ministra e a sua equipa mostraram ,habilidade, astúcia ,sagacidade , audácia , intrepidez, inteligência e capacidade de ouvir mesmo não estando de acordo. Tornou-se a grande estrela deste recém-governo , será com certeza uma bandeira e uma mais-valia para José Sócrates dando-lhe credibilidade e capacidade de diálogo ,que até agora ,só existia no palavreado e retórica.
Se o governo tivesse tido a visão ,de acordar,negociar e aproximar, talvez hoje ,continuasse com uma maioria absoluta. Evitava ter que fazer ziguezagues na sua política orçamental : económica ; financeira , para aprovar o próximo e os próximos orçamentos de Estado.

A lição política a retirar está plasmada ,depois deste acordo : não se pode estar de costas voltadas para os problemas e para as pessoas. Aprendam...