17/11/2009

VEM AÍ O NATAL !


O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana . Ainda sendo uma festa cristã, é encarado universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.

Depois de muito tempo a celebrar o Natal como o nascimento de Jesus Cristo, há não muito tempo o Natal surgiu como forma de aquecer o mercado consumidor num período que não havia muitas vendas, devido às festas de final de ano (hemisfério norte) ou pelas férias (hemisfério sul).

Desta forma a celebração do Natal está a surgir como mais uma ferramenta de marketing. Nos países predominantemente cristãos, o Natal tornou-se o feriado mais rentável para estabelecimentos comerciais.

Para mim o Natal é todos os dias , ligo durante todo o ano aos meus amigos e de quem mais gosto. Lembro-me deles e procuro manter a chama da ligação. Muitas vezes eles não percebem a minha forma de ser e estar , considerando-me um chato. Dizendo que estão ocupados e em reunião ( nova moda de business man ) .

Esquecendo-se que o gesto da lembrança deverá ser retribuído logo que possam e sem esquecimento. Esta época é uma perfeita hipocrisia , em que muitos me enviam SMS ( que forma fria de comunicar ) e esquecem que eu vivi ou sobrevivi ,os outros 364 dias . Uma coisa porém tem de bom , dá para esta malta se lembrar uma vez de alguém , nem que seja porque todos o fazem...

O acto de contactar os outros , sempre ,independentemente do Natal ,mas quando nos lembramos sem constrangimento deveria ser regra e não excepção.
Prendas dou ao sabor do meu bel-prazer e não nesta época em que as filas são por demais e os preços inflacionados. Isso não quer dizer que não goste de oferecer presentes, mas recuso-me entrar nesta espiral infernal e imitacionista.

Para finalizar ,para mim, a minha família é quem me quer bem , com quem me sinto bem e não somente laços sanguíneos ou de parentesco. Eu compreendo que a muitos dá-lhes jeito, pois têm algo para herdar e interesses...

Esta demonstração de afecto e harmonia esbarra com os anti-Natal ( eu). O Natal é uma chatice , obrigação de comprar prendas , está em todo o sítio e a toda a hora . Só atrapalha ! Mais parece uma fobia em que as pessoas andam numa roda viva e quem não o faz mais parece proscrito. Esta neurose do Natal é um fenómeno estranho em que as pessoas fazem um grande esforço para agradar aos outros.

Se pudesse ia para um país quente e saída desta aparente felicidade imposta que me irrita , é excessiva, inoportuna e que me importuna.

Escolher os meus amigos eu posso ,agora a família não. Nunca me atraíram os laços biológicos tanto como só laços humanos. Gosto de estar em contacto com as pessoas pelas afinidades.

Eu sei que sou duro e asceta mas não sou hipócrita.

Joaquim Jorge