09/11/2009

MURO DE BERLIM











O muro de Berlim caiu há vinte anos. A separação entre as duas Alemanhas simbolizou durante décadas a divisão do mundo depois da 2ª Guerra Mundial ,Estados Unidos x União Soviética, capitalismo x comunismo, Leste x Oeste. Rivalidades que impulsionaram a Guerra Fria.
Tive o prazer de visitar Berlim antes da queda do Muro e a ideia com que fiquei na altura era que não valia a pena visitar o lado leste de Berlim e não estava enganado , teria sido uma perda de tempo . Para quem não sabe , Berlim era uma cidade que ficava na ex-RDA, uma espécie de ilha em solo comunista separada por um muro que dividia a cidade ao meio, em duas cidades distintas e essa barreira ,em muro,arame ou de outra forma contornava toda a zona ocidental . Nesse tempo do lado ocidental fazia-se uma vida de luxo e faustosa , dando uma ideia errada e exagerada no que era o mundo ocidental em relação ao mundo oriental , austero , frio e reservado. Era uma cidade com um nível de vida ímpar assim como acontecimentos de arte , cinema , musicais e de negócios absolutamente fantásticos .Um obrigado a Mijaíl Gorvachov por ter tornado isto possível mas a história foi madrasta com ele e a sua imagem na Rússia não é a melhor. O Mundo mudou mas o fim do Muro não foi o fim dos problemas como sentimos esta crise brutal sobre todos nós.
A ameaça agora não é o nuclear mas o económico e o mundo está ameaçado com outros e intrincados problemas : Islão ; imigração ; evolução das ex-repúblicas soviéticas ; o avanço chinês ; a debilidade política da Europa ; etc.


OUTROS MUROS
Para combater outro tipo de problema, a imigração ilegal, o governo americano construiu um muro metálico que cobre um terço da fronteira do país com o México. No Brasil há muros que geram debate, como os que circundam várias favelas do Rio de Janeiro. Um dos mais polémicos é o muro que separa Israel da Cisjordânia. A construção da barreira começou em 2002 e o governo israelita justificou a sua construção na necessidade de proteger os seus cidadãos de ataques palestinianos.
Mas também há pequenos muros que separam ricos de pobres , os ditos condomínios fechados tão em voga em Portugal e países ocidentais. E há a separação natural que é um muro apesar de invisível ,entre ricos e pobres.


Joaquim Jorge