16/07/2009

REPTO A JOSÉ SÓCRATES e MANUELA FERREIRA LEITE

















Joaquim Jorge


Manuela Fereira Leite ( MFL ) ultimamente tem marcado a agenda política e José Sócrates ( JS ) tem vindo a reboque . O caso de MFL atempadamente ter decidido e informado os seus intervenientes sociais-democratas que se concorressem a presidentes de Câmara ou vereadores não seria permitido no PSD concorrer a deputados. A lei não impede que se concorra a uma coisa e a outra .

Impede sim , ser-se presidente de Câmara e vereador com pelouro e ao mesmo tempo deputado . Ter-se-ia que optar no caso de serem eleitos em dois lugares diferentes . Todavia MFL num gesto sem precedentes e para melhorar a imagem da democracia e da politica tomou esta decisão .

JS percebendo que a ideia colhe na opinião pública depois de nas eleições europeias ter duas candidatas à Europa e a Câmaras ( Ana Gomes e Elisa Ferreira ), toca vir a terreiro fazer o mesmo , mas apanhou desprevenido muitos dos apaniguados que concorrem a Câmaras , sabendo que vão perder e tinham a hipótese de ficar no Parlamento.

As candidaturas a vários órgãos de poder não me fazem confusão desde que se opte e não se acumule . Não se pode estar em dois sítios ao mesmo tempo .

Todavia o poder do exemplo e de quem profere as directrizes , isso sim , é importante para a democracia, a sua qualidade e elevação .

Manuela Ferreira Leite e José Sócrates como são candidatos a Primeiro- Ministro devem abdicar de concorrer a deputados . O tradicional é o primeiro deputado do circulo de Lisboa ser candidato a chefe do Governo . Este é o repto que lhes lanço.

Num registo eu digo e faço dando o exemplo.

A lei é clara - o PR convida para formar governo o líder do partido mais votado e não o primeiro deputado do circulo de Lisboa. Assim sim , impõe-se o não a duplas candidaturas e a nós mesmos . Somos candidatos a Primeiro-Ministro e não a chefe do Governo e a deputado. Se ganharem as eleições legislativas ,um deles , é Primeiro - Ministro , se perderem fazem oposição sem ser no Parlamento como aconteceu até agora com MFL.