01/08/2009

LEGISLATIVAS


Joaquim Jorge

José Sócrates apresentou o programa eleitoral e orgulha-se de mostrar ideias e critica quem esconde as suas . Estava a referir-se a Manuela Ferreira Leite . Acrescentou « em democracia os cidadãos têm o direito de saber , de conhecer e de avaliar as propostas dos partidos».
O problema de Sócrates é que é ele , que vai ser avaliado e não Manuela Ferreira Leite . O seu desconforto e incerteza estão em que os portugueses ficaram zangados com tantas promessas e tão pouca concretização , as inesperadas inflexões e ziguezagues.
Manuela Ferreira Leite a seu tempo vai apresentar as suas propostas minimalistas e exequíveis , e não para fazer noticias e encher as páginas dos jornais. Mais vale ,propor pouco e bem ,do que muito de uma forma compressora para encher o olho e depois pouco ou nada fica.
Já o disse noutro post este nervoso miudinho , frenesim , querer mostrar serviço , fervor , inquietação e ansiedade de José Sócrates é contrariado pela calma , serenidade , timing próprio , segurança , firmeza e transparência de Manuela Ferreira Leite .
E , quem tem que analisar as propostas dos intervenientes são os portugueses no dia 27 de Setembro e não José Sócrates que se julga único e omnipresente.