30/04/2009

CUSTO DA DEMOCRACIA


Joaquim Jorge

A democracia tem um custo mas é inaceitável num tempo de restrições e penúria este aumento escandaloso e obsceno de 55 vezes o limite de entrada de dinheiro vivo. Passa de 22.500 para 1.257.660 euros. Mais de um milhão de euros ! Este sistema político medonho em que a seu bel-prazer mantém os privilégios dos seus actores é lamentável .
O exemplo desta votação- relâmpago quando dá jeito , isto é, para ainda ser aplicada nestas eleições de 2009, para interesses próprios é feita em tempo recorde . Todavia se fosse preciso beneficiar os mais desfavorecidos , com alguma lei que não fora ainda aprovada com toda a certeza demoraria muito mais tempo.
O valor da nossa democracia é o desmazelo partidário na avaliação de muitas questões . Este sistema democrático em que os protagonistas são unicamente os partidos tem que ser alterado. Não podem continuar a fazer leis de protecção dos seus privilégios votando em causa própria. Os cidadãos não podem ser meros espectadores , e para serem actores terem que estar dentro dos partidos. A análise feita por Luís Filipe Menezes aqui noutro post é algo que dá que pensar...


citado na rubrica blogues do JN pág.32 de 1/05/2009