23/02/2009

JADE GOODY


Joaquim Jorge



Esta jovem de 27 anos com um cancro terminal no colo do útero e cancro na cervical conseguiu obter lucro com a sua morte , vendendo a história aos meios de comunicação social.

Jade Goody que tornou -se famosa com um programa de verdadeiro tele lixo equivalente no Reino Unido ao Big Brother português, era empregada do comércio , inculta ( pensava que o Rio de Janeiro era uma pessoa e Cambridge um bairro de Londres , etc ) . O seu objectivo é salvar os filhos da pobreza . Esta atitude é de louvar qualquer mãe que se preze faz tudo pelo seus filhos.
Todavia questiona-se a miséria do circo mediático , parece que não tem limite. Até agora , fazia-se alarde da vida das pessoas agora é da morte das pessoas ! Ter um cancro é triste mas há milhares de pessoas com cancro e não tem a possibilidade de comercializar nos tablóides e televisões a sua enfermidade .
A intimidade é algo que está em mutação provocado pelos reality shows de todo o tipo. Está-se a passar para "extimidade" com a exibição grotesca , exagerada e histriónica das emoções e da vida privada das pessoas. Leva-se ao limite a intensidade emocional tão densa e sem vergonha . Vale tudo para desfrutar um pouco de fama , glória efémera , reconhecimento e ter mais dinheiro

post citado na integra no JN pág.27 em 24/02/2009