Joaquim Jorge
A prisão preventiva de Paulo Pedroso foi um erro como considerou o Tribunal da Relação de Lisboa , sendo assim , o Estado foi condenado a pagar 131 mil euros por detenção do ex-ministro.
Esta prisão preventiva ilegal no âmbito do processo Casa Pia é passível de recurso pelo MP ( Ministério Público). Com todo o respeito que tenho pela pessoa e pelas instâncias judiciais , fica-se com a ideia que Paulo Pedroso foi ilibado do processo Casa Pia . Mas atenção , esta condenação nada tem haver com o processo Casa Pia , limita-se a dizer respeito à medida de coacção que lhe foi aplicada .
Esta acção ganha , nada tem haver com a culpa ou inocência em relação às vitimas da Casa Pia. A dúvida subsiste , eu tenho muita pena do que se passou com aqueles meninos. E eu , ou me engano muito , ou a culpa vai morrer solteira mais uma vez. Uma vergonha ! A justiça deve funcionar com ricos ou pobres , influentes ou não influentes . A justiça é para todos e não só para alguns.
Esta sentença lembra-me quantos portugueses já foram presos preventivamente injustamente e não têm posses , meios , capacidade para um recurso e estes procedimentos judiciários.