10/07/2008

Encerramento do 5º Ciclo de Debates do Clube dos Pensadores


Mário Russo



O encerramento deste 5º Ciclo de debates no Clube dos Pensadores foi de grande nível e, aqui gostaria de reforçar os meus agradecimentos a Joaquim Jorge por proporcionar-me (nos) este alto convívio estimulante com pessoas de grande nível intelectual e político. Trata-se de um fórum de liberdade que nos aguça e estimula a inteligência. Aprendo sempre algo não apenas nas sessões de debate, mas nas conversas de corredor.

Debateram-se ideias sobre Portugal. Teceram-se propostas sobre desígnios para os portugueses. Questionaram-se tomadas de posição política de alguns dos intervenientes com elevadas responsabilidades (actuais ou no passado) na vida nacional. Falaram distintas pessoas de quadrantes à esquerda, extrema-esquerda, do centro e da direita. Comunistas, socialistas, sociais-democratas, liberais, enfim, todos foram respeitados nas suas posições e assim é digno de registar.

Vicente Jorge Silva e Nassalete Miranda, convidados especiais do Clube dos Pensadores e Joaquim Jorge, seu fundador, a que se juntaram da plateia: Paulo Morais, Garcia Pereira, Narciso Miranda, João Teixeira Lopes e o médico Pinto da Costa, deram o mote ao desafio que era dissertar sobre o “Projecto Político para Portugal”. A plateia interagiu bem e questionou alguns dos políticos presentes e fez sugestões.

Luís Filipe Menezes justificou a sua ausência através de uma missiva lida por Joaquim Jorge. Pressões politico-partidárias a isso o obrigaram, exactamente aquilo que não sentimos no Clube da verdadeira liberdade. Pessoalmente julgo que não retirou qualquer brilho ao debate e até nem se notou a sua falta.

Algumas pessoas têm vindo a questionar o Clube no sentido de actuar e não apenas debater, debater e nada fazer, pese embora tantos diagnósticos e tantas propostas, tantas queixas dos actuais políticos, etc. O que fazer com esta mobilização cívica?

Julgo que a virtude do Clube é exactamente essa. Aglutinar os diferentes, que têm mostrado que existem pontos que os unem, para debater assuntos e problemas do nosso tempo e deste modo formar opinião válida, difundindo-a nos mais variados espaços de vivência, não necessariamente para se organizar em plataforma política capaz de reivindicar um lugar em pleito eleitoral.
Parabéns JJ, por mais este excelente debate.

permanente no blogue e a quem coube representar os membros do clube