29/05/2008

DEBATE DOS CANDIDATOS A LÍDER


Joaquim Jorge


Um debate com elevação ,em que se percebeu , que a liderança está a jogar-se entre Manuela Ferreira Leite e Pedro Santana Lopes . O resultado será imprevisível mas Pedro Passos Coelho oscilou e falhou no plano fiscal. Pareceu-me que foi o que falou mais tempo.
O que acho interessante é que os candidatos não falaram para os militantes para os liderarem mas sim falaram como candidatos a primeiro-ministro ! Que gira democracia em que as competências se diluem e envolvem um país. A partidocracia em toda a sua plenitude . Neste país há tantas personalidades que podem liderar um governo e não são líderes de nenhum partido . Vou só dizer dois nomes : Medina Carreira e Miguel Cadilhe .
Voltando ao PSD , o meu feeling , pelo que tenho auscultado , Pedro Santana Lopes poderá ter uma votação expressiva e depois veremos. Esteve em grande forma e contundente em argumentos . Foi eficaz , dou esperança e aponta um caminho. No debate teve um momento alto ao chamar à atenção Ferreira Leite quando falou do grupo parlamentar - é deselegante falar mal do PSD . Não sei porque Patinha Antão concorreu , mas ganhou algum espaço de manobra e Pedro Passos Coelho ainda não é a sua hora. Manuela Ferreira Leite está ali a cumprir , um dever , a pedido , cinzentona e ineficaz.
Em democracia , a oposição é tão importante ser boa , como um bom governo.