23/09/2007

PORTÁTEIS....EXISTEM PROFESSORES DE PRIMEIRA E OS DE SEGUNDA



Daniel Braga

Depois de todas as parangonas publicitárias com o Plano Tecnológico, veio a novidade assombrosa da distribuição de computadores (a pagar....não GRÁTIS!) a professores e alunos. Abriu-se o debate à sociedade sobre a qualidade e o preço desses mesmos portáteis o que é bom e elucida, principalmente para quem está menos por dentro desta área da tecnologia.

Até aqui nada de anormal...pois tudo corria sobre rodas com a publicidade a rodos a apregoarem PORTÁTEIS PARA TODOS (sim, eu disse e vi TODOS e torno a sublinhar TODOS) OS PROFESSORES DO ENSINO SECUNDÁRIO E ALUNOS DO 10º ANO DE ESCOLARIDADE!Vieram as pré-inscrições nas operadoras (TMN e OPTIMUS, não vi a da VODAFONE), inscrevemo-nos todos.

Passou todo este tempo e eis que chegou Setembro....a altura de celebrar os protocolos com os professores que quisessem aderir mediante uma senha de validação que era enviada para a escola. Espantos...dos espantos....fomos informados, os professores (e alunos) do Ensino Privado que nesta fase (Setembro / Outubro) os computadores só estariam disponíveis para o Ensino Público!Talvez (sem certezas) numa ulterior fase houvesse computadores para o Privado!

Atenção, estamos a falar de algo que NÃO É DADO, MAS COMPRADO.Pois é já não basta terem criado duas categorias de professores (os de primeira- os titulares e os de segunda -os outros) voltaram a dobrar a parada novamente (os professores de primeira - os do Ensino Público e os de segunda - os do Privado). Vivemos num País onde tudo anda ao sabor de alguns e onde a maioria- silenciosa- continua a amargar com os erros /dividendos (a juros bem altos) dos sucessivos maus governantes que temos e tivémos. É este o Portugal do século XXI...

professor , mestre em Matemática , membro do clube e frequente no blogue