A memória e a política
Mais de 300 pessoas compareceram no Hotel Holiday Inn para assistirem ao segundo debate do terceiro ciclo do Clube dos Pensadores. Subordinado ao tema "A memória e a política", o debate contou com a presença de Pedro Santana Lopes como convidado especial. Carlos Daniel, o convidado específico, não pode comparecer por motivos profissionais.
Na sua intervenção, o ex-Primeiro Ministro sublinhou a necessidade de todos os portugueses pedirem contas em relação à actuação do Governo, em consonância com a relativa estabilidade que o país está a viver. Por outro lado Pedro Santana Lopes lembrou as causas que, a seu ver, causaram a queda do Governo por si liderado, nomeadamente através das intervenções de Jorge Sampaio, Aníbal Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa. Por último salientou que continuará atento, numa realidade propícia a um segundo mandato presidencial por parte de Cavaco Silva.
O biólogo e fundador do clube, Joaquim Jorge, fez uma comparação entre o período que antecede as eleições e o posterior, dando conta que nem todas as promessas são cumpridas, ressalvando também o conceito de solidariedade política, ou seja, fazer política orientada para as pessoas. Por último Carlos Pereira, convidado da plateia, lembrou a definição de memória como potenciadora do indivíduo na sua globalidade, fazendo uma abordagem mais filosófica do tema "A memória e a política."
De entre as 300 pessoas que encheram o Holiday Inn, de referir que entre elas se encontravam o ex-ministro Rui Gomes da Silva, o vereador Mário Fontemanha, o autarca Narciso Miranda e o juiz António Ribeiro.
Extras
Álbuns de fotos: