05/11/2006

JOÃO CRAVINHO e MARIA JOSÉ MORGADO





Joaquim Jorge


Estiveram no congresso do PND do meu amigo e membro do clube dos pensadores, Manuel Monteiro.Estas duas figuras, a par de Paulo Morais são em Portugal, as que mais tem combatido a corrupção.
Disseram-se lá coisas interessantes.”A corrupção é sistémica”.”Dizer é grave,mas mais grave é que é absoluta verdade”.”Passou para a democracia num processo que favoreceu o tráfico de influências, a colocação de pessoas em pontos-chave do sistema e a fidelização de clientelas de vários partidos”.”A partilha de influência,entre grupos,de certos sectores”.”Concluindo a democracia está corroída”.
Maria José Morgado diz que é preciso seguir o rasto do dinheiro e alertou para a porosidade entre crime organizado e poder político.O preço das comissões pagas pelas empresas ao Estado encarecem o produto final: auto-estradas;a saúde;casas;tudo está em causa o próprio desenvolvimento económico e social até a riqueza do país.
Depois destes “gurus” contra a corrupção aguardo com expectativa, o que nos tem para dizer Paulo Morais,pois o poder local comemora 30 anos.
Uma coisa eu sei, como diz Emerson « a confiança em si mesmo é o primeiro segredo do êxito»,vamos em frente e acreditar na mudança.O êxito resulta da luta contra os obstáculos.Sem obstáculos não há verdadeiro êxito.A necessidade do esforço é a fonte principal do progresso das nações e dos indivíduos.