24/10/2006

PESCA




Joaquim Jorge



O mar está exausto,25% das espécies marinhas exploradas comercialmente vivem no limite da sobrevivência está simplesmente a esgotar-se. Outros 52% suportam uma pressão mais alta do que é sustentável,estão no limite do tolerável .O atum vermelho, a anchova, o bacalhau são os nomes que simbolizam este saqueio.
Porém há muitos mais espécies que estão a ponto de ser excluídos devido há actividade pesqueira. A pressão pesqueira está a levar à extinção de muitas espécies marinhas.
Os cientistas denunciam que as capturas anuais do atum vermelho alcançam,as 50.000 toneladas.O triplo do que se considera sustentável.
A maior frota da União Europeia, que é espanhola, reduziu o número de pescadores,entre 1990 e 2003,de 98.000 para 50.000.
É um segredo “público”, que o limite de cavalos para os motores dos barcos é de 500.Porém poucos os respeitam,alguns tem 2000!Desta forma tornando-se armas mortíferas.
Eu compreendo que muita gente vive desta actividade, mas não podemos destruir o mar e no fundo lentamente o nosso planeta, de tudo que é belo,bonito e sustentado. Aconselho vivamente a verem o documentário de AL Gore “ Verdade inconveniente”, que mostra também a nível ambiental, o que se está a passar, e os EUA nesta questão estão alheados a nível governamental.