14/03/2006

«A Comunicação Social e os Políticos»



O Hotel Egatur recebeu terça-feira o primeiro encontro do Clube de Pensadores, fundado pelo biólogo Joaquim Jorge. Vicente Jorge Silva, jornalista, antigo director do jornal «Público» e ex-deputado, falou sobre «A Comunicação Social e os Políticos».

Está oficialmente «aberto» o Clube dos Pensadores, um grupo de reflexão criado por Joaquim Jorge, que, segundo o próprio, “nasce para combater o medo que as pessoas têm de pensar, a sua falta de autenticidade, constituindo também um alerta para o autismo partidário”.
Uma opinião partilhada por Vicente Jorge Silva, o primeiro convidado deste conjunto de encontros. Na terça-feira, o fundador do «Público» falou sobre «A Comunicação Social e os Políticos», considerando que a relação entre os políticos e os media ganhou “uma relevância inesperada em Portugal e no mundo com a crise dos cartoons, o que obrigou as pessoas a reflectirem sobre uma questão civilizacional como a liberdade de expressão, da qual não devemos abdicar seja pelo que for”.Vicente Jorge Silva, que defendeu a publicação dos cartoons de Maomé nos jornais, “por constituírem um espelho da liberdade de expressão nas sociedades ocidentais, condenou as retaliações que se lhes seguiram, referindo que “a liberdade de expressão sempre foi um tema central”.Espartilho ideológico“Nós não temos liberdade de falar uns com os outros fora do espartilho ideológico”, afirmou o jornalista, considerando que se vive actualmente um “curto circuito de ideias, existindo uma espécie de tribo fechada sobre si própria, “incapaz de ver para além da grelha que lhe é colocada diante dos olhos”. Uma alusão a situações que se vivem em Portugal e que põe em risco as liberdades civis e de imprensa.