10/06/2019

Crónica de Genebra





Nelson Fernandes 
« ONCE UPON A TIME, THE FAKE NEWS. !!! »

     Boatos, falsos alarmes, espionagem, sinais exteriores de riqueza,  para inglês ver, prestidigitadores, bruxas, sortes, vudus e outros complots, são coisas que sempre existiram desde que o homem existe à face do Mundo.
     Aliás, a chegada à idade pubertária do Homem no Paraíso, começa com a Grande Enganação...! A Serpente num abrir e fechar de olhos meteu os dois pombinhos Adão e Eva, a comer fruta proibida. Curiosamente foi o Adão o primeiro a, engolir a fruta...!  Papalvo !!!
     Eu não tenho ideia da situação geográfica onde se tenha situado o Bíblico Paraíso, mas analisando pelo nível de imbecilidade, localizá-lo-ia algures aqui, no Continente Europeu.
     E os séculos e séculos passaram, desde a grande enganação e todas as civi/incivilizações, continuaram a enganar, ou como se diz em Português “ a ceguinha”. !!! E veio a segunda Grande Guerra e o Desembarque dos Americanos na Normandia. O líder Português da época explorou a enganação, até à exaustão. A 2.ª Grande Guerra, foi um regabofe de enganação. Estaline, Hitler, Mussolini, Churchill, Franco, Salazar, Hirohito, Eisenhower e comparsas, foi a ver qual deles enganava mais
     Mas Eisenhower, para além de libertar a Europa da mão de um dos Ditadores, trouxe da América um outro conceito de enganação, ou seja meter a populaça a enganar-se a ela mesma. Assim trouxe a Democracia, mas esta, especial. Eu defino-a como:  “ Democracia à Cow Boy...!” A NATO não é mais que uma formação de Cowboys à procura dos Comanches e outros red skins...!
     Desde a Grécia Antiga, que a Democracia existia é certo, mas esta é à americana. E esta Democracia Nova, Americana, começou a importar para a Europa, sofisticadas formas de enganação: Plano Marshall, Conferências de Bretton Woods, Dólar como moeda de transacções e ainda Democracia para aqueles povos, que os europeus se tinham deleitado a colonizar. Enfim, entramos definitivamente numa outra era de enganação.  Sabem por acaso os meus Queridos Leitores que foram os americanos Libertadores, que trouxeram com eles os primeiros frigoríficos.? Depois levaram-nos à Lua, meteram-nos à Coca Cola, ao óleo de girassol e ao leite em pó ...! Mais recentemente vieram modernidades como, Google,   Face Book, Apple, Halloween, Black Friday, Uber, Airbnb.
     Neste meio tempo foi sempre a enganar; a Guerra do Vietnam para que o Sul não mude de cor,  RED, não de pele, mas de Bandeira...! A Invasão do Iraque, porque o Saddam Hussein tinha a bomba atómica. A destruição do Afeganistão, no seguimento dos aviões a tentar aterrar sobre as torres de Manhattan. Enfim. Lei de Talão...!
     Por fim chega o nosso Donald Trump e com ele a famosa Definição: FAKE NEWS ...!
     O último Grande Fake News, aqui no Continente dos ditadores e o qual me levou a escrever esta Crónica, prende-se com as últimas Eleições Europeias.
     Vão lá meia-dúzia de anos, apareceu aqui e ali um partido auto-definindo-se como os VERDES, o qual se manteve, salvo raras excepções em banho maria. Mas, vai que de repente, aparecem por todo o lado os defensores da natureza, do ambiente, do sobreaquecimento global, os anti-gasóleo, os anti-nada e os anti-tudo. E vai que os Verdes saem do sauna e gritam a alta voz. Os defensores do ambiente, da natureza e da manutenção da temperatura a níveis de banho-maria, somos nós os Verdes.
     Isto era tudo muito lindo, não fosse a cor dos Verdes uma; FAKE COLOR.
     A cor dos Verdes é tudo, menos verde. Os Verdes são um Partido de Esquerda, bem de esquerda, nalguns países considerados mesmo de extrema esquerda, logo cor encarnada. Bio? Uma ova!
     E lá no Gráfico do Parlamento Europeu, lá estão bem à Esquerda. E são muitos. Por essas e por outras razões é que para mim; FAKE OR TRUE, NEWS = FUCK NEWS.