15/09/2018

Clube dos Pensadores retoma debates com Mariana Mortágua



O Clube dos Pensadores (CdP) vai realizar o primeiro debate depois das férias grandes. Joaquim Jorge convidou Mariana Mortágua para estar presente dia 17 de Setembro (segunda-feira),  pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.
O tema andará à volta da politica nacional e política económica do governo
Mariana Mortágua é economista e deputada do BE, apesar do BE fazer parte da coligação do governo não se coíbe de criticar quer Mário Centeno quer António Costa. Em recente entrevista ao Expresso considera Centeno uma força de bloqueio a mais avanços do Governo. 
Mariana Mortágua  tem feito várias propostas com o BE:  
  1. A redução das contribuições para a ADSE, o que teria um efeito para todos os funcionários públicos. Actualmente os funcionários públicos e pensionistas descontam do seu ordenado ou pensão 3,5%.
  2. A eliminação total do factor de sustentabilidade das pensões (14,5%).  Em 2018 aplica-se um corte de 14,5%, para dar um exemplo, uma reforma de 1.000 euros perde cerca de 145 euros. O objectivo é premiar quem tem longas carreiras contributivas em que pessoas que tenham 60 anos e 40 anos de descontos se possam reformar sem penalização. Essa eliminação pode ser faseada.
  3. O aumento extraordinário das pensões, em que essa subida se concretize já a partir de Janeiro e  não somente em Agosto como aconteceu até aqui na legislatura.Actualização das pensões que decorre da lei que faz com que exista um aumento à taxa de         inflação ou, se o crescimento económico for superior ou estiver entre 2% e 3%.
  4.  A descida do IVA no gás e na electricidade
O BE assume, pela primeira vez,  a ambição de integrar um futuro executivo em coligação com o PS , depois das eleições legislativas de 2019. O BE desce ligeiramente nas intenções de voto na primeira sondagem após as férias, será um bom momento para Mariana Mortágua, uma estrela ascendente no BE, reafirmar as suas propostas conhecidas e outras que estão em negociação com o governo como evitar a exclusão dos precários.
O CdP tem uma boa relação com o BE , já recebeu Francisco Louçã, João Semedo, Marisa Matias, Catarina Martins, e agora,  Mariana Mortágua.
O CdP, neste ciclo de debates, já teve presente: Mário Nogueira, líder da Fenprof; António Saraiva, líder da CIP; Pedro Duarte, do PSD; Paula Teixeira da Cruz, ex-ministra da Justiça; Jaime Nogueira Pinto, politólogo;  José Ramos-Horta, prémio Nobel da Paz; António Capucho, ex-PSD.

Joaquim Jorge