04/09/2013

Bombeiros

Morreu mais um bombeiro, tinha 19 anos. É o sexto operacional a perder a vida no combate aos incêndios. Quatro dos seis bombeiros que morreram perderam a vida no combate a fogos na Serra do Caramulo. Além das seis vítimas mortais, há, nesta altura, quatro bombeiros internados em estado grave, dois na Prelada e dois nos hospitais da Universidade de Coimbra.

Sempre tive a melhor das opiniões sobre bombeiros e pessoas relacionadas com a protecção civil. Há estudos que apontam os bombeiros como a classe , em que os portugueses mais confiam e estimam , muitos deles sem remuneração e em voluntariado total. Ao contrário dos políticos que estão no fim da lista.

Não sei se é uma contingência ou será um reflexo da falta de competência das políticas e dos políticos. Estas mortes são uma tragédia, na sua opinião.

O Inverno chuvoso que fez com que a mata e floresta se tornassem num barril de pólvora com o crescimento de vegetação inusitada . Por outro lado as condições climatéricas que se fazem  sentir em Portugal com altas temperaturas durante vários dias também propiciam a possibilidade de incêndios.

 Não tenho dúvidas que há mão criminosa por detrás de muitos incêndios. Porém também estão relacionadas com as políticas de cortes orçamentais que têm vindo a ser impostas nos últimos tempos e a habitual falta de prevenção na limpeza das matas, floresta e manutenção de equipamentos.

JJ