27/03/2013

Papa

O Papa Francisco vai continuar a viver onde sempre viveu ( Santa Marta) , não irá para o Palácio Apostólico. Acho muito bem e um exemplo. Quer viver de forma simples , sem pompa e circunstância , numa habitação simples mas onde se sente feliz e ele próprio. Podendo conviver com os outros sacerdotes e bispos, isto é, quer ter uma vida normal.

Um exemplo para muita gente , principalmente políticos, que mais parecem uns deuses vindos do Olimpo em vez de descerem à Terra e estarem com os seus habitantes ( cidadãos). Esta é a forma mais nobre de estar num cargo seja ele qual for.

Deste modo não ficam agarrados a mordomias , benesses e vassalagem. Quando saírem desse lugar não sentem tanto a diferença. Um cargo não é mais do que uma passagem que exige contenção , decoro e respeito pelo bem público.

Infelizmente os políticos ( há excepções) , tudo fazem depois de serem apeados de um qualquer lugar para voltar , nem que para isso. façam contorcionismo, figuras ridículas e patéticas.

Como diz Dalai Lama ( Kundun) , « uma vez no poder , devemos estar particularmente atentos àquilo que fazemos e também ao que pensamos. Quando se é presidente, ministro ou outro personagem qualquer  do poder, é-se escoltado, honrado, rodeado de todo o tipo de atenções, a nossa influência é grande. É então que devemos estar o mais consciente possível dos nossos pensamentos e das nossa intenções , se não quisermos perder o sentido da nossa verdadeira missão.»

JJ