05/09/2006

DEMOCRACIA e CIDADANIA

Nuno Linhares*



A Democracia e a Cidadania são dois conceitos que deviam caminhar lado a lado, mas ao invés disso, estão de costas voltadas, na iminência da ruptura irreversível.
Até à revolução de Abril, qualquer exercício da liberdade politica dos Portugueses esbarrava com a bandeira do conceito da unidade nacional. O 25 de Abril abriu o caminho para a Democracia, a Igualdade, a Liberdade e a Cidadania.
Hoje trinta e dois anos após a revolução, a desilusão está instalada, a descrença na classe politica existente é total. Os políticos na ânsia de conquistar os eleitores vão competindo entre si, esvaziam-se as ideologias partidárias e a competição ideológica cede o lugar á mera competição por lugares pessoais.
A Cidadania, que em direito, é a condição da pessoa natural que, como membro de um estado, encontra-se no gozo dos direitos que lhes permite participação na vida politica, está sujeita a bloqueios, restrições por parte da classe politica que utiliza todos subterfúgios para impedir a reflexão e a discussão da nossa vida politica.
A Cidadania é algo que nos compete a todos nós, não devemos ficar inertes, cada um de nós pode contribuir de forma directa na construção de uma verdadeira Cidadania.
Para cumprir a nossa condição de cidadãos, nada como seguir as boas iniciativas, eu sigo a do CLUBE DOS PENSADORES.


*Bancário e membro do Clube dos Pensadores