07/09/2006

AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES

Joaquim Jorge



O governo mantêm proposta polémica para a revisão da carreira dos professores nova versão da proposta,com algumas alterações,mas sobretudo com os mesmos princípios que tem revoltado a classe.Da participação dos pais na avaliação e fixação de quotas no acesso ao topo da carreira.Quem estava à beira de mudar de escalão terá de esperar pelo menos mais um ano.
Medidas em que o próprio Miguel Sousa Tavares se insurgiu contra avaliação dos pais.Finalmente! Se os pais podem avaliar os professores,os professores também devem avaliar os pais na sua conduta: assiduidade à escola nas reuniões dos filhos; empenho em que os seus filhos não faltem às aulas ; colaboração nos trabalhos extracurriculares; articulação com o director de turma nas medidas a tomar quando haja dificuldades de aprendizagem assim como na postura e educação com os demais;etc.
Na mudança de escalão não me admira nada porque o problema é o dinheiro quanto baste e o resto pouco conta...
Faço votos que todas as profissões desde médicos, enfermeiros, militares, policias, economistas,engenheiros,juízes,etc da função pública sejam avaliados.Da mesma forma que se fala de equidade do público e privado.Não se esqueçam de o fazer nas empresas privadas,bancos,jornais,televisões e se possível a opinião pública saiba os critérios e possam ser consultados por todos.Ah já me esquecia, a este rol de profissões juntava os governantes, deputados e autarcas deste país se não cumprissem os critérios estabelecidos seriam substituídos mesmo sem eleições. Que acham?
Meus amigos o princípio porque me rejo é aquele em que todos somos importantes temos o nosso valor e ninguém é mais do que nós numa base de diferença e de respeito. Muitas vezes não chegámos ao topo de determinada hierarquia não é por ineficácia ou demérito .Mas sim porque não aconteceu ou porque não nos sujeitámos a actos menos lícitos e outros não dignificantes.Olhando para grande parte do Parlamento e até alguns governantes que tem passado pelos sucessivos governos sabem que é verdade e percebem o que estou a dizer. Muita gente que frequenta este Clube pode, poderia ou ainda vai ser algo no futuro, vamos aguardar.
E vou dar um conselho aos arautos da avaliação,do pseudo mérito e de darem palpites.O ensino é algo complexo que lida com a idiossincrasia humana e é muito dificil mensurá-la.Mas como diz o povo "pimenta no rabo dos outros é refresco" e é verdade não custa nada falar dos outros,até é fácil.


nota:tinha prometido a mim mesmo que não voltaria a este tema depois do que já escrevi e foi publicado num jornal como o Público e da carta aberta ao Miguel Sousa Tavares mas confesso que não resisti apesar de já ter percebido da inflexibilidade deste governo neste domínio como forma de afirmação de autoridade sobre a classe mais vulnerável e numerosa da função pública.