20/02/2019

A família PS no Governo





Público - fotografia de Rui Gaudêncio
O PS já não tem organograma, só árvore genealógica. A saber: a ex-secretária de estado Rosa Zorrinho é casada com o eurodeputado Carlos Zorrinho que já foi deputado no parlamento e secretário de estado; o ministro Vieira da Silva (que já foi várias vezes ministro, deputado e tal) é casado com a deputada Sónia Fertuzinhos cuja filha é agora a ministra da presidência e antes foi secretaria de estado adjunta de António Costa. Já Ana Catarina Mendes é secretaria geral do PS (deputada e casada com o ex-deputado Paulo Pedroso, que chegou a estar preso) e irmã do actual secretário de estado dos assuntos fiscais. O ministro da administração interna Eduardo Cabrita (ex-ministro adjunto) é casado com Ana Paula Vitorino que é ministra do mar e já foi secretária nacional do PS e secretária de estado dos transportes.

Já a família de Carlos César é um ‘estudo de caso’. O presidente do PS e líder parlamentar, ex-presidente regional dos açores , é casado com Luísa, nomeada coordenadora dos Palácios da Presidência ainda durante o mandato do marido como presidente do Executivo Regional e, depois, já aposentada, nomeada, sem concurso público, coordenadora da estrutura de missão para a criação da “Casa da Autonomia”. O filho, Francisco César, é deputado regional nos Açores e preside à comissão parlamentar de Economia. A sua cara metade é chefe de gabinete da secretária regional adjunta para os Assuntos da Presidência, depois de ter passado pelo Grupo Parlamentar na Assembleia da República e por algumas câmaras. 

Já Guilherme Waldemar d’Oliveira Martins é secretário de estado das Infraestruturas e filho de Guilherme d’Oliveira Martins, ex-governante do PS, ex-presidente do Tribunal de Contas e actual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, cunhado de Margarida Salema que preside à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos que é irmã da deputada Helena Roseta, casada com o ex-ministro Pedro Roseta, cunhado do também ex-ministro António Capucho. Confuso ? Talvez um pouco. Mas há quem não se perca. 

Elisa Ferreira, vice-governadora do Banco de Portugal (ex-deputada, ex-deputada europeia e ex-ministra do ambiente) é casada com Freire de Sousa que preside à Comissão de Coordenação Regional do Norte, e a ministra da justiça Van Dunem é casada com o ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos, Eduardo Paz Ferreira. A ex-ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa é filha de Alfredo José de Sousa, o ex-provedor de Justiça. O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, é filho do ex-secretário de Estado da Justiça de Vera Jardim.

Joana Amaral Dias