22/01/2019

Clarificação no PSD



Não vou aqui dissecar o modo e a forma como Luís Montenegro pôs em xeque a liderança de Rui Rio. Contudo há uma coisa que vai acontecer, uma clarificação do PSD para o bem ou para o mal.

É evidente que qualquer pessoa sensata percebia que o PSD não ia bem e Luís Montenegro contribui para que o PSD depois do seu desafio não volte a ser o mesmo.Luís Montenegro tem pessoas que estão do seu lado com provas dadas, o caso, de Paula Teixeira da Cruz que tanto fez por os portugueses terem uma melhor justiça e Rui Rio tanto fez por apagar esse facto juntando-se a Elina Fraga (vice-presidente). 

As trapalhadas com o currículo de Feliciano Barreiras Duarte (secretário-geral), os campos sintéticos de Salvador Malheiro (vice-presidente) e as presenças fantasmas no Parlamento de José Silvano (secretário-geral), convenhamos que não é de somenos, em tão pouco tempo, estar rodeado de pessoas que não contribuem para melhorar a imagem de Rui Rio.
Rui Rio temeu as directas e ficou-se por uma moção de confiança no Conselho Nacional, mas não tem a vitória garantida.

A verdade é que há vozes contra o timing de desencadear este processo de mudança no PSD. Mas essas mesmas vozes em nenhum momento disseram que o PSD estava bem. O ónus da decisão, se está bem ou não está bem, querem passá-lo para os portugueses nas eleições.

Todavia o PSD está frágil, sem nervo, sem capacidade de reacção, parecendo anestesiado pela onda PS e, isso, é inquestionável – O PSD precisa de mudar de rumo.

Uma coisa é certa há muita gente a fazer guerrilha em surdina, mas Luís Montenegro assumiu e teve a coragem de enfrentar Rui Rio. Isso é de louvar e a sua atitude pode fazer com que o PSD acorde.

O PSD tem que olhar para uma enorme massa de portugueses que durante toda a vida votou PSD, crêem numa educação pública, numa saúde pública, universal e tendencialmente gratuita, numa justiça social, numa divisão equitativa dos esforços e impostos e numa tolerância com os que pensam de forma diferente.

Contudo actualmente encontram-se desamparados, perdidos, cabisbaixos e não sabem em quem votar. Muitos deles na hora de votar vão ficar em casa.

Rui Rio ao vencer esta moção de censura tem que afastar algumas pessoas que estão ao seu redor. É imperioso e fundamental.

O desafio de Luís Montenegro pode ser um click e bom para o PSD, Oscar Wilde dizia que: “só existe uma coisa pior do que falarem da gente. É não falarem”.

JOAQUIM JORGE